03/JUNHO

Saudade… é quando a gente sente uma pessoa dentro da gente; aí lembra que gosta dessa pessoa e fica querendo dizer isso para ela, mas às vezes ela está longe e a gente só pode dizer em pensamento, mas a gente diz, e ela escuta mesmo assim.

“Deixe que seus pensamentos levem você até quem você ama.“

Patricia Gebrim, 2009

BRINCANDO NO ESPELHO

Materiais:

  • um espelho

  • acessórios diversos (lenços, óculos, roupas, fantasias, entre outros)

Construção e desenvolvimento: diante de um espelho que você tiver em casa, convide a criança a brincar com os diversos elementos. É importante que ela possa explorar livremente os materiais, brincando à sua maneira. Colocar uma música de fundo é uma boa ideia, pois amplia as possibilidades de movimento. O adulto pode brincar junto com a criança, interagindo de maneira divertida; caretas e expressões faciais também são opções interessantes. Ajudar as crianças bem pequenas ou com algum comprometimento motor na escolha dos acessórios, respeitando o tempo e as necessidades de cada uma, é importante para que elas participem efetivamente da proposta.

Benefícios: Por meio das brincadeiras que faz em frente ao espelho, como fazer caretas, correr e se movimentar, a criança se percebe e começa a reconhecer sua imagem e suas características físicas, como a cor do seu cabelo, o tamanho de suas mãos, onde se localiza o nariz, os olhos, a boca e assim vai desenvolvendo a sua imagem corporal. Perceber a sua imagem refletida no espelho, bem como a imagem de outras pessoas, contribui para o processo de formação da representação corporal das crianças e para o fortalecimento da autoestima.

CULINÁRIA – NOSSOS PEQUENOS CHEFS

  • Materiais:

  • Frutas (Banana, pêra, laranja, goiaba, manga ou as frutas que tiver em casa)

  • Liquidificador

  • Jarra com água

  • Açúcar ou similar (se desejar)

  • Colher

  • Caneca ou copo

  • Folha de sulfite, cartolina, caderno, papel pardo, papelão ou qualquer outro papel que tiver em casa

Construção/Desenvolvimento:

As aprendizagens tornam-se significativas para as crianças quando elas participam de maneira ativa e não como meros espectadores. A culinária é uma proposta enriquecedora, na qual as crianças vivenciam diferentes aprendizagens em uma única atividade. Realizar uma receita oportuniza que as crianças vivenciem relações de quantidades e transformações das substâncias. O adulto pode convidar a criança a observar as mudanças ocorridas nos diversos materiais durante a elaboração da receita. A presença bem próxima do adulto ,auxiliando no manuseio dos materiais e encorajando os pequenos a fazerem do seu jeito, é importante para as crianças com algum comprometimento motor.

É importante:

  • Orientar a criança a higienizar as mãos com água e sabão;

  • Higienizar, selecionar e cortar as frutas junto com a criança;

  • Convidar a criança a colocar as frutas, água e o açúcar, se desejar, no liquidificador.

  • Bater por alguns minutos e despejar no copo ou caneca para ser servido.

Benefícios:

A investigação que a criança realiza durante a proposta é um processo presente em seu cotidiano. Por meio de situações contextualizadas, em que é convidada a participar ativamente, ela aprende sobre as características dos objetos, suas propriedades e particularidades.

EU LEIO PARA VOCÊ E VOCÊ LÊ PARA MIM!

As crianças devem estar em contato com os livros desde pequenas, seja na escola ou em casa. É importante ter algumas opções de livros para oferecer à criança, para que ela identifique suas preferências.

Materiais:

  • Livros de histórias

  • Histórias em quadrinhos

  • Livros de imagens

Construção:

Reservar um cantinho tranquilo para o desenvolvimento da proposta, onde os livros ficarão expostos para a escolha autônoma da criança.

A partir deste contexto, algumas propostas podem ser desenvolvidas:

A criança seleciona um livro e o adulto lê para ela. Em seguida, ela é convidada a recriar a história lida. O adulto também pode selecionar a história a ser lida para a criança.

O adulto pode iniciar a leitura de uma história conhecida pela criança e solicitar que ela continue a contá-la, apoiada nas ilustrações. Utilizar objetos, bonecos ou figuras representando os personagens da história é uma boa opção para as crianças que ainda não falam poderem participar da proposta. Elas podem manipular os “personagens”, contando a história à sua maneira.

Desenvolvimento e Benefícios:

A leitura ajuda a desenvolver a criatividade e a imaginação, amplia o vocabulário, favorece o desenvolvimento da linguagem oral e proporciona maior interesse pelo mundo letrado.

MESA DE ATIVIDADE SENSORIAL

Materiais básicos:

  • uma caixa de papelão

  • dois sacos plásticos resistentes, do tipo zip lock (ou outro que tiver)

  • álcool em gel

  • tinta guache

  • botões variados

  • elástico

  • contas coloridas

  • fita adesiva colorida

  • pedaços de tecido

  • erva doce e cravo da índia

  • CD

  • espelho pequeno

Construção:

Selecionar uma caixa resistente, que tenha uma altura ideal para o bebê e uma largura adequada, que permita colar e amarrar os objetos sobre ela.

Colocar o álcool em gel e alguns botões em um dos sacos plásticos (que deve ser resistente para evitar vazamentos), enchendo somente até a metade e lacrando com fita adesiva grossa (ou outro material adesivo que tiver em casa).

Colocar as contas no elástico, aproveitando os encaixes da própria caixa para passar o elástico e amarrar por dentro (é muito importante verificar se o elástico está bem seguro para que, quando manuseado, não cause acidentes).

Amarrar o tecido em formato de trouxinha, colocando o cravo ou erva doce em seu interior. Escolher um local interessante para amarrá-la à caixa.

Colar o espelho e o CD na caixa.

A brincadeira deve ser sempre acompanhada por um adulto e interrompida caso o saco se rasgue.

Sugestão:

  • A tinta guache ou álcool em gel podem ser substituídos por gel de cabelo (o gel pode ser colorido com corante alimentício ou outros pigmentos naturais, como açafrão, colorau e água do cozimento da beterraba), bolinhas de gel, espuma de barbear e óleo de bebê.

  • Lantejoulas, estrelinhas, purpurina, botões, isopor e bichinhos de plástico são bem vindos para rechear o saco. Cuidado com pontas duras ou afiadas, pois podem furar o plástico.

  • Podem ser usados outros sacos plásticos, desde que não sejam muito finos e que estejam bem lacrados com fita adesiva.

  • O conteúdo das trouxinhas de tecido pode variar entre especiarias e temperos, como canela, alecrim, orégano, manjericão, etc.

  • Caso não tenha o elástico, pode ser utilizada uma fita ou barbante.

  • As contas podem ser trocadas por tampinhas de garrafa furadas ao meio.

Desenvolvimento e Benefícios:

Os bebês são “exploradores sensoriais”, e essa é uma proposta de descobertas com materiais artesanais, que podem estimular a curiosidade, a atenção, a concentração, a percepção visual, olfativa, sonora e tátil, por meio de movimentos de apertar, puxar, empurrar que são base para um bom desenvolvimento motor. A criança poderá observar diferentes reações dos materiais, de acordo com a sua ação sobre eles.

Para os bem pequenos é interessante sentir a temperatura e a textura ao deslizar os dedinhos nos diferentes objetos, experimentar e criar possibilidades. Portanto, vale incrementar ainda mais a atividade, com objetos que possam se mover ao toque do bebê, chamando a sua atenção.


CAIXA SURPRESA

MATERIAIS:

  • caixa de sapatos, caixas maiores, cestas, potes de sorvetes ou sacola;

  • objetos diversos : lixa, trouxinhas de tecido com cravo (pode ser utilizado também canela, hortelã, café ou manjericão), bombril, caixa de ovos, bexiga com água (também pode ser utilizado sagu ou algodão para preencher a bexiga), toco de madeira, gravetos, folhas, pinhas, frutas, colher de pau (podem ser utilizados também talheres de metal ou plástico), peneiras, etc. Utilize objetos que tenha em casa, de fácil acesso, que sejam seguros e que despertem a curiosidade das crianças.

CONSTRUÇÃO:

O papel do adulto será, inicialmente, ”confeccionar” a caixa e selecionar diferentes objetos para colocar dentro. Dar oportunidade às falas e à construção de novos conhecimentos pelas crianças é fundamental.

DESENVOLVIMENTO:

  1. Permitir que a criança explore a “caixa” sem abri-la, tentando descobrir o seu conteúdo

  2. Se necessário, sugerir “pistas” para auxiliar a criança a descobrir o que há no interior da caixa

  3. Incentivar a criança a verbalizar as suas hipóteses

  4. Convidá-la a retirar os objetos da caixa, explorando-os e considerando os conhecimentos e impressões sobre aquilo que retirou.

BENEFÍCIOS:

Esta brincadeira possibilita que as crianças ampliem seu repertório de experiências sensoriais e expressivas, desenvolvam a oralidade e a imaginação, além de despertar a curiosidade. Para as crianças que ainda não falam, é importante que o adulto faça narrativas, explicando e nomeando os objetos e ações das crianças. Cada criança participa do seu jeito, algumas poderão apenas explorar a caixa e os objetos.

Este momento em família deve ser de interação e diversão!

BARANGANDÃO

MATERIAIS

  • Folha de revista ou jornal

  • Pedaço de barbante, na medida do ombro da criança até suas mãos

  • Tiras de papel crepom ou retalhos de fita coloridas

  • Durex colorido, fita crepe ou durex transparente

  • tesoura sem ponta (utilizada com a supervisão de um adulto)

CONSTRUÇÃO

Dobre a folha de revista ou jornal até formar um quadradinho. Una as tiras de papel crepom ou os retalhos de fita, coloque as tiras (fitas) no meio da folha de revista dobrada (ou de jornal) e dobre a folha novamente, envolvendo o papel crepom (ou as fitas) até que fique bem apertado. Grude com durex (ou fita crepe) para fixar, passe o barbante em volta do quadradinho de jornal e amarre-o, deixando uma ponta comprida para segurar e girar com a mão.

BENEFÍCIOS E DESENVOLVIMENTO

A brincadeira é simples e demanda poucas regras, basta apenas escolher um espaço adequado e girar o barangandão de um lado para o outro... simples assim. Essa brincadeira estimula a autonomia e resgata a importância de utilizar brinquedos confeccionados pela própria criança.

Você pode brincar correndo em espaços amplos, ou com certa cautela dentro de casa. A brincadeira ainda proporciona conhecer seu próprio corpo, a relação do seu corpo com o espaço e com as outras pessoas que estiverem brincando com você.

As crianças que apresentam algum comprometimento, inclusive motor, podem participar do seu jeito. Os pais devem respeitar os tempos e necessidades de cada uma, deixando-as simplesmente explorarem ou tendo um adulto fazendo as ações junto com elas. Ex: colocar algum adereço no pulso (como pulseira ou elástico) para amarrar o barangandão e estimulando-a para que faça movimentos com a mão. Para as crianças que possuem algum comprometimento visual, utilizar na construção do barangandão objetos que, ao se movimentarem, emitam sons como tampinhas de garrafas, miçangas, etc. intercalando-os com os papéis coloridos.

SEMANA DE JOGOS

POTINHO COMILÃO

Video 15

BOLICHE

ARGOLA

REUTILIZAÇÃO DE SUCATAS

BRINCOS E ACALANTOS

Vídeo 23
Vídeo 24
Vídeo 25
Vídeo 26