20/MAIO
Olá, crianças e famílias!
Olhem só como o tempo está apressado!!!
Já estamos aqui novamente com mais propostas para continuar a diversão e o aprendizado em casa!!!
Esperamos que gostem!!!
PÉ DE LATA
Materiais:
- Duas latas vazias (de achocolatado ou leite em pó), com as devidas tampas
- Martelo
- Prego
- Cordas de varal ou tiras de tecido (malha)
- Tesoura
- Cola
(todos estes materiais precisam ser usados sob a orientação e supervisão de um adulto)
Sugestões para decorar:
- Adesivos
- Retalhos de papéis e tecidos
- Tintas
Construção:
Esta é uma brincadeira muito desafiadora para as crianças.
Convidá-las para participar da construção do brinquedo será prazeroso, pois terão a companhia dos familiares auxiliando, planejando e interagindo enquanto dão vida ao brinquedo.
Juntos, lavem as latas e sequem-nas, deixando-as bem limpas. Depois, deixem que as crianças observem um adulto realizando dois furos na parte de baixo de cada lata.
Com as latas furadas, as crianças podem passar as cordas (ou fios de malha) pelos furos e dar um nó. Neste momento, o adulto pode ajudar também, se necessário.
Após o brinquedo pronto, podem decorar do jeito que preferirem. As crianças são muito criativas e adoram usar a imaginação.
Desenvolvimento e benefícios:
Esta proposta traz diversas oportunidades, como:
- Resgatar as brincadeiras de infância da nossa cultura;
- Estimular a curiosidade e enfrentar desafios para seu desenvolvimento;
- Participar na construção do brinquedo, promovendo: a interação entre adultos e crianças, a autoconfiança ao explorar o brinquedo e o autocontrole dos movimentos corporais. Estas ações contribuem para que as crianças sejam desafiadas em suas potencialidades de forma prazerosa. As crianças que têm algum comprometimento motor, o brinquedo pode ser adaptado de acordo com suas possibilidades e necessidades, como para os cadeirantes, que o adulto pode usar o pé de lata e brincar de corrida com a criança usando sua cadeira de rodas. Transformar a cadeira de rodas em alguns personagens, carros, etc..., dará um toque especial na brincadeira, como por exemplo: amarre latas na cadeira para serem arrastadas, coloquem capa de tecido no encosto imitando super-herói, enfim, muitas possibilidades para as crianças se divertirem, é só usar a imaginação e criatividade, e claro, a sugestão de cada uma delas também são muito importantes.
PINTURA NO PLÁSTICO
Materiais:
-Jornais
-Banco, cadeira ou mesa pequena
-Plástico filme de PVC (usado para embrulhar alimentos) ou outro plástico que tiver em casa
-Fita adesiva
-Tinta guache ou tinta feita em casa (no caso dos bebês, é indicado o uso de misturas caseiras)
-Canetas e/ou canetinhas
-Pincel
Construção:
Convidar o bebê e a criança para preparar o ambiente.
Com o jornal, forre o chão e coloque o móvel escolhido de ponta cabeça. Em seguida, prenda a ponta do filme PVC em uma das pernas do móvel com a fita adesiva. Estique e passe pela outra perna, mantendo-o bem esticado. Passe duas ou três voltas, corte o filme PVC e prenda-o com fita adesiva para finalizar.
Pronto! Pegue a tinta e o pincel e deixe a imaginação fluir! Algumas crianças bem pequenas ou com algum comprometimento motor, irão precisar de utensílios ou riscadores adaptados, com cabos mais grossos, como por exemplo canetão ou broxinha. Para melhor preensão dos utensílios ou riscadores, fixá-los com fita adesiva na mão da criança, assim elas terão mais segurança e firmeza para pintar e desenhar.
Desenvolvimento e benefícios:
Ao pintar livremente, a criança imagina, cria e expressa suas ideias. Explorando e misturando, ela conhece novas cores e formas, desenvolve a concentração e interage com espaços e materiais.
BRINCADEIRA DE SOPRO
As brincadeiras de sopro, além de serem divertidas, também são enriquecedoras para as crianças. Com a participação da família, a proposta fica muito mais prazerosa!
Materiais:
Para esta experiência, separe alguns objetos como algodão, apitos, canudinho, pequenos papéis, vela de aniversário, bolinha de sabão e outros objetos que possam ser deslocados com o sopro.
Construção:
Ao soprar, as crianças vão encontrar muitas possibilidades de brincar e investigar. Podem deslocar um pequeno objeto ao assoprar com canudo, fazer bolinha de sabão, movimentar o algodão que está na palma da mão, apagar uma vela de aniversário e também soprar um apito a fim de emitir um som.
Desenvolvimento e Benefícios:
O movimento de sopro ajuda no fortalecimento da musculatura principalmente das bochechas, auxiliando no processo de desenvolvimento da fala.
Além disso, para mover os objetos, as crianças vão se deparar com o desafio de encontrar a força necessária para deslocar os objetos, entrando em contato com algumas leis da física de forma lúdica, de acordo com a sua faixa etária. Algumas crianças com deficiência, ainda não conseguem fazer este movimento com a boca (soprar). O adulto pode deixá-las explorar o material ou soprar por elas. O importante é dar significado às ações das crianças através de narrativas, como também, explicar o que acontece com os objetos que o adulto sopra. Respeitar o tempo de cada criança traz segurança e a encoraja participar do que lhe é proposto.
AUTORRETRATO EM FRENTE AO ESPELHO
Materiais:
Folha de sulfite
Espelho
Canetinha, lápis de cor, lápis grafite, giz de cera ou caneta
Construção:
Disponha o espelho em frente ao lugar em que a criança fará o desenho, para que ela possa se olhar durante a proposta.
Desenvolvimento:
Convide a criança a se olhar no espelho enquanto desenha o seu rosto, levando-a a observar as suas características físicas como a cor dos olhos, formato da boca e do nariz, cor e tipo de cabelo, etc. Algumas crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista), apresentam resistência em olhar no espelho (fixar o olhar). O adulto pode incentivá-la realizar esta atividade através da exploração com tinta (sensorial). Ofereça tinta para que a criança pinte o espelho livremente, conforme a criança vai espalhando a tinta, converse com ela dizendo: “olha você no espelho, que lindo desenho”. Enfim, pontue as ações da criança e observe suas reações. Para crianças com comprometimento motor, sugerimos utilizar os riscadores mais grossos, como canetão e broxinha.
Benefícios:
Ao se desenhar olhando no espelho, a criança reconhece sua própria imagem e valoriza suas características pessoais, o que contribui para a construção da sua identidade.
BOLICHE
Materiais:
De 5 a 10 garrafas pet
Um pouco de areia ou água para colocar dentro das garrafas (opcional)
1 bola pequena (de meia, de plástico ou outro material que tenham em casa)
Caneta, fita adesiva, papel sulfite
Materiais para enfeitar as garrafas (o que estiver disponível): tintas, papéis picados, pedaços de tecidos, etc.
Após higienizar as garrafas, faça a escrita dos números de 1 a 10 com canetas ou tintas e decore-as como preferir, utilizando os materiais disponíveis.
Coloque um pouco de areia, água ou algum material que dê sustentação às garrafas e tampe-as.
Pegue uma bola ou faça com o material que tiver (exemplo: meias).
Desenvolvimento e Benefícios:
Coloque as garrafas em pé, como os pinos de boliche. Escolha uma distância e role a bola no chão, em direção às garrafas, para tentar derrubá-las. A cada rodada, pode-se contar quantos pinos foram derrubados e também realizar registros da soma dos pontos, de acordo com o interesse e vontade da criança.
O boliche é uma brincadeira que propicia o desenvolvimento motor, o desafio e o raciocínio. Possibilita, ainda, que a criança entre em contato com os números, vivencie diferentes situações de contagem e de relações de quantidade de objetos.
Para crianças com baixa visão, procure posicioná-la de forma que a claridade não venha a incidir diretamente sobre os seus olhos. Para o registro, utilize fonte de números e letras grandes (em negrito) e papéis de cores contrastantes. Para crianças com deficiência intelectual e TEA (Transtorno do Espectro Autista), é importante que, nas primeiras vezes, o adulto jogue o boliche para que elas saibam qual brincadeira será realizada e, em seguida, possam ter confiança ao serem estimuladas a jogar de maneira autônoma. Se necessário, utilize gestos, apontamentos ou outras orientações verbais e visuais. Crianças com comprometimento motor, podem utilizar uma bola mais pesada para melhor manuseio e direcionamento. O adulto pode jogar a bola junto, colocando sua mão em cima da mão da criança. Sempre coloque o objeto em contato direto com a criança.
ENCAIXE NA LATA
Materiais:
Para esta atividade, precisaremos de latas (pode ser de leite), tampinhas de garrafas e pequenos objetos, como peças de encaixe, prendedores de roupa, canudinhos, etc.
Construção:
Para criar um brinquedo de encaixe a partir de uma lata de leite, é só recortar buracos de diferentes tamanhos e formas na tampa e disponibilizar os objetos para as crianças brincarem.
Desenvolvimento e Benefícios:
A atividade consiste em encaixar os objetos na tampa da lata, observando se as peças cabem no espaço recortado.
Objetos de diferentes formas e tamanhos fazem com que a criança observe e pense sobre estas características e propriedades.
Para cada criança pode-se criar desafios diferentes, é só aumentar ou diminuir os tamanhos dos furos e dos objetos, estimulando a exploração e a investigação. As crianças podem apenas explorar os objetos, olhando-os, manuseando-os, rolando-os, etc. É importante que o adulto dê significado às ações das crianças incentivando-as a brincar.
A brincadeira não tem fim, pois a tampa da lata pode ser aberta e a diversão pode recomeçar!
Os objetos podem ser trocados, usando sempre o que se tem em casa.