13/MAIO

Crianças e famílias

Saudade tem rosto, nome e sobrenome.

Saudade tem cheiro, tem gosto…

(Lu Oliveira)


Sentimos saudade de tudo que é bom e nos traz alegria.

Para minimizar este sentimento, pensamos em mais propostas para realizarem junto com sua família em casa. Vamos tornar nossos dias mais prazerosos, divertidos e repletos de brincadeiras.

BRINCANDO COM MÃOS E PÉS

Materiais: Para a preparação da proposta, é necessário desenhar ou imprimir o contorno de mãos e pés de todos os participantes. Utilizar tinta guache para “carimbar” pés e mãos nos papéis, também é uma opção interessante. Tenha o cuidado de fixar os papéis no chão com fita adesiva.

Construção: Esta brincadeira poderá ser realizada no chão do quintal, sala ou onde houver um espaço apropriado. Os materiais utilizados serão papéis, giz de lousa, tinta guache ou canetinhas.

Desenvolvimento: Cada participante deverá percorrer o caminho indicado, seguindo o que sugere a imagem. Ao chegar ao final, deve voltar todo o percurso de costas. Quem terminar primeiro a prova será o “vencedor” da brincadeira.

Algumas crianças podem apresentar maior dificuldade em realizar a brincadeira ou até ter algum impedimento motor. Para que todos participem é importante considerar os ritmos de cada um, adaptando a proposta caso seja necessário (a criança pode engatinhar seguindo pés e mãos ou pode ser realizado um percurso diferente, para que a criança percorra engatinhando ou com sua cadeira de rodas). O adulto e a criança decidem qual é a melhor forma de todos participarem.

Benefícios: As crianças, em geral, não conseguem permanecer muito tempo paradas. Realizar movimentos com os braços, mãos e pés, são formas de aprender sobre o próprio corpo, conhecê-lo melhor e experimentar suas possibilidades e seus limites. Essas ações também favorecem o desenvolvimento do equilíbrio e da coordenação.

Vídeo 2 INÊS Pé e mão

BOLINHAS DE SABÃO

Brincar com bolinhas de sabão é sempre divertido para pessoas de todas as idades!

Ver as bolinhas coloridas, observar sua leveza no ar, suas formas, as diferentes cores e fazer comparações entre os tamanhos pode proporcionar várias aprendizagens.

Materiais: Água, detergente, açúcar, bacias, baldes ou qualquer outro recipiente que esteja à mão;

Objetos variados para soprar as bolhas: Canudos de diferentes espessuras, escumadeiras, peneiras de cozinha de diferentes diâmetros, aros feitos de garrafas pet, “bicos” de garrafas pet, brinquedos de montar vazados e o que mais a imaginação permitir.

Construção

Ingredientes para a preparação da bola de sabão caseira

  • 250ml de água

  • 100ml detergente

  • 2 colheres (chá) de açúcar

Colocar os ingredientes em um recipiente e misturá-los. Em seguida, soprar ou sacudir o objeto no ar, observando as bolhas que se formam a partir destes movimentos.

O adulto poderá auxiliar as crianças que possuem algum comprometimento motor, colocando junto com ela (se possível) os objetos na água e soprando-os (ou balançando-os) no ar.

Desenvolvimento e Benefícios: Com essa atividade, as crianças têm a possibilidade de pensar sobre diversas questões observadas durante a brincadeira, como a diferença entre o tamanho e a forma das bolhas produzidas, as diversas cores obtidas de acordo com a luminosidade, a relação entre a força ao soprar e a dificuldade em formar a bolha, a agilidade necessária para que a bolha não caia no chão, como fazer para que flutue por mais tempo, entre tantas outras aprendizagens.

Pode-se acompanhar a atividade ouvindo a música “Bolinha de Sabão” - Palavra Cantada.

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BRINCADEIRA COM TECIDOS E BOLAS

Materiais: tecidos, malhas, lençóis, toalhas, bolas de borrachas, objetos plásticos grandes e pequenos e os próprios brinquedos das crianças.

Construção: forma-se uma roda, com os participantes (adultos e crianças) de mãos dadas.

Desenvolvimento: abrir o tecido, segurar nas bordas do mesmo e ir andando em roda, realizando movimentos variados como abaixar, subir, levantar, balançar, tendo o cuidado de ir equilibrando a bola sobre o tecido. Pode-se cantar e fazer várias coreografias com o tecido, movimentando o corpo de diversas maneiras.

Benefícios: esta brincadeira, além de desenvolver a coordenação motora e a agilidade corporal, promove a interação entre adultos e crianças e pode ser realizada por todos os membros da família. O papel do adulto será de extrema importância para auxiliar a criança a segurar e abrir o tecido, principalmente para os bem pequenos e também para as crianças que têm algum comprometimento motor (o adulto faz junto com a criança).

Brincar sempre traz felicidade, alegria e diversão.

VARAL DIVERTIDO

Material: Um varal estendido na altura da criança, prendedores e meias coloridas.

Construção: Basta dispor os materiais de forma atrativa e organizada. Pode-se brincar no quintal, na sala, no quarto ou na cozinha, sempre garantindo que o varal esteja montado de maneira segura.

Desenvolvimento: Permitir que a criança escolha tanto os prendedores como as meias para estender no varal. O adulto deve estar por perto interagindo com a criança, ouvindo-a com atenção e estar pronto no caso dela precisar de ajuda. É importante que a criança se sinta à vontade em suas escolhas e nos seus movimentos. Para crianças com algum comprometimento motor, o adulto pode atuar no auxílio aos movimentos, permitindo que ela interaja de acordo com as suas habilidades. Quanto às crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista), o adulto deve respeitar seu tempo de observação e sua aceitação, seja para apenas explorar os materiais ou para de fato pendurar as meias.

Benefícios: Esta brincadeira favorece o jogo simbólico, desenvolve a imaginação e as habilidades sociais, além de estimular o movimento de pinça, uma importante conquista para a criança.

PISTA PARA CARRO

Materiais: Fita crepe (ou outro material que tenha em casa como barbante, novelo de lã ou fita adesiva colorida) e carrinhos de diversos tamanhos e modelos.

Construção: Esta brincadeira é simples e muito divertida. Basta usar a fita crepe ou outro material disponível em casa para desenhar no chão, com a participação da criança, uma pista, rua ou avenida para brincar de carrinho. A imaginação pode incrementar ainda mais a brincadeira ao inserir placas de trânsito, estacionamento, lava-rápido, oficina mecânica, supermercados, escolas e hospitais. É possível criar também outros elementos presentes na arquitetura da cidade como praças e pontes. Brinquedos que sejam parte do contexto da brincadeira, como blocos de montar e bonecos, podem tornar a experiência mais divertida.

Desenvolvimento e benefícios: Brincar de pista de carrinhos estimula a criatividade, a coordenação motora e a lateralidade da criança, ampliando as suas experiências com as relações espaciais. Para algumas crianças com comprometimento motor, pode ser feita uma pista maior e mais acessível. A criança também pode percorrer a pista com sua cadeira de rodas ou engatinhando (de acordo com as suas possibilidades), interagindo com os espaços e obstáculos. O adulto pode decidir, junto com a criança, qual é a melhor estratégia para brincar de maneira mais prazerosa.

BRINCANDO DE MERCADINHO

Materiais:

Embalagens vazias de alimentos e produtos de limpeza, potes, latas, embalagem de ovos, garrafas pet e outras embalagens de produtos utilizados pela família;

Mesinha, caixa de sapato e cadeira;

Papel sulfite, jornal, cartolina, lápis de cor, giz de cera, canetinhas, tesoura;

Dinheiro de brinquedo (se não tiver, confeccionar as cédulas e moedas com papéis que estiverem disponíveis), cartões de crédito antigos, bolsas ou carteiras.

Observação: As embalagens precisam estar limpas e secas antes da brincadeira começar.

Construção:

Separar as embalagens, organizando-as por categorias - alimentação, limpeza, higiene - com o auxílio das crianças. As crianças decidem os preços dos produtos e produzem as “etiquetas” com o registro do valor que será cobrado.

A mesinha pode ser o caixa do mercado. Não se pode esquecer da gaveta do dinheiro e da “máquina” para passar o cartão, produzidas com caixas vazias. Distribuir algum dinheiro e os cartões entre os participantes. A última etapa desta preparação é dividir os papéis de acordo com o número de membros da família (caixa, cliente, atendente, etc). Com os papéis definidos, o próximo passo é ir às compras.

Desenvolvimento e Benefícios:

A brincadeira do faz de conta permite que a criança possa experimentar diversos papéis sociais e perceber a função e a importância de cada personagem (vendedores e consumidores), vivenciando situações cotidianas. A possibilidade de interagir com as pessoas e os materiais é fundamental nesta brincadeira, que contribui de maneira significativa para o desenvolvimento da autonomia.

Ao disponibilizar materiais inusitados e não estruturados (embalagens: potes plásticos, caixas, latas; outros: pregadores, espátulas, bacias, etc.), diferentes dos brinquedos convencionais, estamos oferecendo outras maneiras de se brincar de mercadinho, que as aproxima do mundo real. Para as crianças com algum comprometimento motor, o adulto pode preparar a brincadeira junto com elas. Desta forma, elas colaboram nas ações que já são capazes de realizar com autonomia. Respeitar os tempos das crianças e as diversas maneiras que elas têm de interagir com os objetos e pessoas transmite segurança e as encoraja a participar do seu jeito das brincadeiras propostas, valorizando as experiências individuais.

HISTÓRIA DA DONA BARATINHA

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