17/JUNHO
CRIANDO E BRINCANDO EM CASA
Usando a criatividade, podemos ajudar nossos pequenos a se entreterem e a aprenderem brincando.
Nesses dias de isolamento, reforçamos que a proximidade entre as pessoas faz toda a diferença e uma boa opção é destinar um cantinho para as brincadeiras em família.
Pensando nisso, sugerimos duas propostas. Bastam poucos materiais e você consegue um brinquedo que proporciona bons momentos em família.
A diversão começa na união de todos para a organização dos materiais, que são bem simples e fáceis de encontrar em casa, e permanece ao longo da confecção dos brinquedos.
Os pais ou adultos responsáveis podem auxiliar as crianças menores incentivando-as na coleta dos materiais, orientando-as e supervisionando-as no passo a passo da brincadeira. As crianças maiores também podem participar ativamente da proposta, planejando, executando, dando sugestões e enriquecendo a brincadeira usando a imaginação. Para as crianças com comprometimento motor, a família pode adaptar os materiais de acordo com a necessidade da criança.
Mas lembrem-se, o importante é brincarem juntos! Então... vamos lá brincar com a família!!!!
ACERTE O ALVO
Materiais:
rolos de papel higiênico e papel toalha
tampinha de refrigerante
fita crepe
pote plástico
Construção e desenvolvimento:
O caminho a ser percorrido pode ser afixado em paredes ou portas. A brincadeira consiste em colocar a tampinha dentro do rolinho que inicia o trajeto e assim acompanhá-la por todo percurso até que caia dentro do pote. Os rolinhos podem ser confeccionados com jornais, revistas ou papel cartão com um ângulo maior (abertura), possibilitando a participação de todas as crianças (crianças bem pequenas e com algum comprometimento motor). Para crianças com baixa visão, uma opção é usar materiais coloridos e se possível fazer alguns contrastes (exemplo: fundo preto e o rolinho laranja).
Para que a brincadeira fique mais divertida, o caminho pode ser mais longo, modificando também o posicionamento dos rolinhos.
LABIRINTO
Materiais:
caixa de papelão
cola
fita crepe
jornal
caixinhas de suco ou rolos de papel higiênico
Construção e desenvolvimento
O primeiro passo é recortar a caixa de papelão para que pareça um tabuleiro, lembrando de deixar as bordas levantadas, com aproximadamente 10cm de altura. Os participantes podem pintar, desenhar, colar figurinhas, enfim, decorá-la como quiserem.
Amassem um pedaço de jornal, fazendo uma bolinha, para que passe dentro dos rolos de papel com facilidade. Revistam a bolinha com fita crepe, assim ficará mais firme e com um formato mais definido.
Recortem os rolos ou caixas de tamanhos diferentes, como se fossem "traves de gol" e colem estas peças dentro da caixa.
Para as crianças bem pequenas ou com algum comprometimento motor, pode ser construído um tabuleiro maior, possibilitando melhor manuseio durante a brincadeira. Para crianças com baixa visão, pode-se fazer o tabuleiro com fundo escuro (preto) e as bordas nas cores laranja ou amarela, contrastando com o fundo. Os rolinhos e caixas também podem ser coloridos, proporcionando maior visibilidade.
Pronto! Agora é só fazer movimentos com a caixa nas mãos, tentando direcionar a bolinha para que passe dentro dos arcos de papel.
QUADRINHAS, PARLENDAS E CANTIGAS
Desenvolvimento e benefícios:
Quadrinhas, parlendas e cantigas podem proporcionar aprendizagens por meio da interação e da brincadeira, pois promovem:
socialização dessas brincadeiras junto às famílias;
diversão, prazer e atenção ao ouvir, cantar e recitar;
ampliação do vocabulário;
contato e valorização da cultura brasileira.
E então, vamos brincar? Chame a família e vamos lá.
Material:
Nos links abaixo, vocês encontrarão possibilidades dessas brincadeiras:
Palavra Cantada – Pot Pourri Parlendas
Palavra Cantada – Caranguejo – O Cravo e a Rosa
Palavra Cantada – A Barata
Palavra Cantada – Alecrim
Palavra Cantada – Hoje é Domingo
Construção:
Organize um espaço em casa para movimentarem-se livremente. Afaste o sofá, remova o tapete, acesse o(s) link(s) com a família e divirtam-se. Permita que todas as crianças aproveitem este momento do seu jeito, apoiando-as e deixando-as explorar os movimentos do seu corpo.
BRINCADEIRAS COM AS MÃOS
A brincadeira é parte fundamental da aprendizagem e do desenvolvimento da criança, pois é o momento em que ela estabelece contato com o mundo que a cerca.
Algumas brincadeiras possuem regras e outras são livres, deixando que a imaginação predomine.
Aqui trazemos brincadeiras com regras, em que só usamos as mãos e podemos brincar em qualquer lugar. Elas fazem parte do repertório de adultos e crianças, podendo assim, favorecer a interação de toda a família.
ADOLETÁ
Descrição do jogo:
Duas pessoas são colocadas frente a frente e cantam:
a-do-le-tá
le-pe-ti
pe-ti-po-lá,
le café com chocolá,
a-do-le-tá,
puxa o rabo do tatu,
quem saiu foi tu.
puxa o rabo da cotia,
quem saiu foi sua tia.
Também podem brincar em dupla ou grupo, em que as pessoas ficam lado a lado com as mãos sobrepostas. A mão esquerda de uma delas vai bater na mão direita da outra, e assim por diante, enquanto cantam a música.
Esse movimento, que deve ser ritmado, vai ser repetido. Todos devem fazer essa sequência de gestos até a música parar. Nessa versão da brincadeira não há vencedor ou perdedor. Para as crianças com algum comprometimento motor, pode-se propor acompanhar o ritmo da música com os pés, cabeça ou até mesmo apenas cantar. O importante é que cada criança participe de acordo com suas possibilidades.
Outra forma de finalizar a brincadeira é: quando disser a frase “quem saiu foi tu”, quem receber a batida referente à última sílaba, deverá sair da brincadeira.
PIRULITO QUE BATE, BATE
Descrição do jogo
As duplas posicionam-se em pé, de modo que uma pessoa fique de frente para outra.
Todos devem cantar a música a seguir, enquanto seguem a sequência de movimentos descrita ou também podem inventar uma outra.
pirulito que bate, bate.
pirulito que já bateu.
quem gosta de mim é ela,
e quem gosta dela sou eu!
(bater a mão direita na mão esquerda do parceiro, bater palma uma vez; bater a mão esquerda na mão direita do parceiro, bater palma uma vez; e assim por diante)
eu passei por uma porta,
um cachorro me mordeu.
não foi nada, não foi nada,
quem sentiu a dor fui eu!
(bater a mão direita na mão esquerda do parceiro, bater palma uma vez; bater a mão esquerda na mão direita do parceiro, bater palma uma vez; e assim por diante)
IMITAÇÃO
Construção:
Esta brincadeira não precisa de nenhum tipo de material, somente da sua capacidade de imaginação e observação.
Desenvolvimento:
Escolha uma criança ou um adulto para comandar o que os outros terão que imitar e depois você poderá passar este comando para outra pessoa. Poderão reproduzir gestos, expressões faciais, animais, objetos em movimento, entre outras coisas. Para algumas crianças, o uso de imagens que representam o objeto pode ajudá-las na hora da imitação. Outra opção é o adulto fazer a imitação, sendo modelo para que a criança compreenda o que foi solicitado. Desta forma, a criança tem a possibilidade de reproduzir, “fazer igual” ao adulto.
Acesse o vídeo abaixo e veja a brincadeira de imitação com os olhos de uma criança:
IMITAÇÃO DE ANIMAIS
IMITAÇÃO DE EXPRESSÕES FACIAIS
IMITAÇÃO DE MOVIMENTOS
IMITAÇÃO DE GESTOS CORPORAIS
Benefícios: A imitação é resultado da capacidade da criança observar e aprender com os outros e de seu desejo de se identificar com eles, ser aceita e diferenciar-se. As crianças tendem a observar as ações mais simples e mais próximas à sua compreensão, especialmente aquelas apresentadas por pessoas de seu círculo afetivo.
TINTAS NATURAIS
Brincar com tinta natural é sempre uma diversão, pois todas as crianças se lambuzam, dá boas risadas e dedicam bastante tempo à exploração.
Para a brincadeira de tintas naturais, podemos contar com a participação de todos os membros da família!!!
Materiais:
Beterraba,
cenoura,
espinafre
água.
Construção: Bater no liquidificador, com água, a beterraba (para a cor vermelha), a cenoura (para a cor amarela) e o espinafre (para a cor verde). Depois é só coar o líquido, de cada um em um pano e, em seguida, utilizar.
Desenvolvimento e Benefícios: Além de toda diversão, brincar com tinta é uma atividade que favorece a atenção, concentração, a criatividade e autonomia. Os bebês podem ficar bem à vontade para explorar, pois são misturas atóxicas. Agora é só deixar as crianças usarem a imaginação
VAMOS CONSTRUIR UM BRINQUEDO!!! - VAI E VEM
Fonte: Blog TempoJunto
https://www.tempojunto.com/2016/02/10/brinquedo-caseiro-vai-vem-de-garrafa-pet/
O desafio é conseguir fazer com que a parte deslizante (no caso a garrafa) chegue do outro lado! Vamos lá?
Materiais:
Duas garrafas pet, garrafas de leite ou suco;
Fita adesiva;
Barbante;
Quatro argolas;
Tesoura;
materiais para enfeitar o brinquedo, se desejar (tinta, fita adesiva colorida, adesivos, etc.) .
Construção e Desenvolvimento:
Separe duas garrafas limpas e sem rótulos e corte-as ao meio;
Utilize as partes de cima que sobraram das garrafas para fazer o “vai e vem”. Encaixe-as uma na outra, deixando os gargalos voltados para o lado de fora e passe as fitas no encaixe para deixar mais firme;
Separe dois fios de barbante (o comprimento do barbante vai depender da idade da criança, ou seja, do quanto ela consegue abrir os braços). Passe esses dois fios de barbante dentro das garrafas;
Na ponta dos fios amarrar as argolas, se não tiver argolas envolver os fios com fita para ficar melhor para puxar;
Para decorar o “vai e vem”, pode passar fita adesiva colorida ou fita crepe em volta das garrafas. Quem preferir também pode pintar as garrafas;
Em dupla, um fica em frente ao outro e cada um segura uma ponta do Vai e Vem;
Cada mão segura uma ponta do barbante ou na argola (se tiver);
Estique os braços para os lados, sem soltar o barbante. Tente fazer a garrafa chegar ao outro lado. A brincadeira é movimentar a garrafa para os dois lados bem rápido.
Benefícios:
Ao participar da construção do brinquedo, que envolve projeto e planejamento, a criança usa a sua criatividade e se envolve muito mais na produção, podendo decorar seu Vai e Vem como quiser. Com o brinquedo pronto, o prazer de brincar com algo produzido por ela é muito mais estimulante. Esta brincadeira também desenvolve a coordenação motora e a interação com o outro. Para as crianças com algum comprometimento motor, o adulto pode ajudá-las na condução do brinquedo, fazendo junto com elas. Outra opção é amarrar a ponta do brinquedo (vai e vem) no pulso da criança para que ela tenha mais força e não se preocupe tanto com o movimento de praxia fina (neste caso, agarrar a argola), podendo usar mais o antebraço. A observação do adulto é importante para adequar o material de acordo com as possibilidades de uso de cada criança.