29/ABRIL

Queridas crianças e suas famílias,

Estamos aqui novamente, para dar continuidade às sugestões de propostas que podem ser realizadas ao longo deste período de distanciamento social. Lembramos que todas estas que estão no site, podem ser repetidas e reorganizadas conforme a vontade de vocês.

O que mais importa é ter momentos de brincadeiras e interações entre todos que estão juntos dentro de casa. Estes ficarão marcados nas memórias e propiciarão muitas aprendizagens no contexto familiar.

Essas oportunidades de interação em casa podem colaborar com o desenvolvimento e a aprendizagem dos bebês e crianças de zero a cinco anos, fortalecendo as relações e os encontros em família. E sabe o que potencializa essas relações e esses encontros? As diferentes experiências que envolvem os gestos, falas, sorrisos, desenhos, histórias, pinturas, danças, cantos, escritas, músicas, modelagens, dramatizações, entre tantas outras. O uso de diferentes linguagens, na relação com a criança, gera a produção de sentidos para que as experiências de aprendizagem aconteçam e se estabeleçam.

Tudo foi preparado com muito carinho!

Divirtam-se!!!


TRILHA

Materiais

  • Para construção do tabuleiro: papel sulfite, papelão ou qualquer outro tipo de papel e canetinhas;

  • Peões: tampinhas de garrafas, bonecos que já tenha em casa ou outro material que simbolize os jogadores;

  • Dado: convencional ou confeccionado com materiais recicláveis, como caixas de remédio ou de leite.

Construção:

Convidar a criança a construir um tabuleiro de trilha ou jogar em um tabuleiro convencional. O jogo de trilha pode ser adaptado, conforme a idade da criança, utilizando-se um ou mais dados, dados com números, desafios em determinadas casas (exemplo: “avance uma casa”, “perca uma rodada”, etc), entre outros. Para crianças menores, uma opção é substituir as casas da trilha e as faces do dado por cores e, para as crianças maiores, há a alternativa de escreverem os números. Para as crianças com algum comprometimento motor, pode-se construir um tabuleiro maior, facilitando o movimento com as peças do jogo de trilha. É importante a participação de todos, respeitando o tempo das crianças e ajudando no que for necessário. As crianças que ainda não falam (TEA - Transtorno do Espectro Autista - e outras deficiências), o adulto pode dar voz às suas ações no jogo, antecipar as regras e também fazer junto.

Desenvolvimento e benefícios:

Participar de jogos ou construir tabuleiros para jogar são situações que oferecem diferentes desafios às crianças, à medida que vão se tornando mais elaborados e complexos, possibilitando a progressiva compreensão de regras, a reflexão sobre o sistema numérico e a utilização gradual de algumas noções de cálculo.

CRIE E CANTE

Brincadeiras com música são muito importantes para o desenvolvimento de habilidades, tanto em crianças como em adultos.

Podemos explorar o som e o silêncio, pesquisar sobre o compositor da música e compartilhar sobre sua biografia, apreciar diversos tipos de música, enriquecendo o vocabulário, ampliando o conhecimento cultural, experimentando diferentes ritmos e aprendendo enquanto brincamos.

Para as crianças que ainda não falam (TEA - Transtorno do Espectro Autista - ou outras deficiências), as propostas com músicas são excelentes oportunidades de estimular a oralidade e a atenção. Pode-se também, no caso de crianças com surdez, deixar que sintam a vibração da música com o corpo e participem na confecção de instrumentos musicais.

Para criar, cantar e brincar, a proposta é confeccionar um microfone!

Então vamos lá...

Materiais:

  • 1 rolo de papel toalha, papel higiênico ou qualquer rolinho vazio;

  • Folhas de revista ou papéis usados, que possam ser amassados;

  • Canetinha, giz de cera, lápis ou qualquer material para colorir seu rolinho, se quiser. Quem não tiver ou não quiser colorir o microfone, pode deixar sem pintar;

  • Cola branca ou fita adesiva, se necessário.

Modo de fazer:

  • Amassar as folhas de papel ou de revistas, juntando-as até que fiquem em formato de uma bolinha, proporcional à largura do rolinho;

  • Fixar a bolinha em uma das extremidades do rolinho, encaixando-a bem firme e deixando-a aparecer, em formato de microfone. Se necessário, usar um pouco de cola ou fita adesiva;

  • Se desejar, pintar seu microfone usando a criatividade.

Dicas de brincadeiras:

  • Cantar suas músicas favoritas;

  • “Qual é a música?” (Cantar uma música apenas com gestos para que o outro adivinhe);

  • Completar o trecho da música que o outro parou de cantar;

  • Realizar show para uma plateia de brinquedos ou para as pessoas da família;

  • Apresentar um show com acompanhamento de bandinha de panelas ou sucatas disponíveis.

DE QUEM É ESSE NOME?

Desde muito pequena, a criança está inserida no mundo letrado por meio do contato com livros, pelo acesso às ações dos adultos nos momentos de escrita ou leitura e pelo convívio com diversos textos, que estão presentes em nosso dia a dia.

O nome próprio é muito significativo para a criança. É um registro que a representa, que marca os seus pertences e que ela utiliza para assinar as suas produções. Reconhecer seu nome e o nome de outras pessoas possibilita, entre outras coisas, que ela investigue e pense sobre a escrita de outras palavras.

Podemos realizar várias brincadeiras com os nomes próprios. Vamos fazer uma delas?

Materiais:

  • Sulfite

  • Régua

  • Tesoura

  • Canetinha

Construção:

  1. Corte tiras de papel e escreva o nome do participante (sugestão: aproximadamente 20cm x 6cm);

  2. Seguem algumas orientações:

    1. escrever com letras maiúsculas “de forma”, também conhecidas como “bastão” ou “imprensa”;

    2. todas as letras precisam estar do mesmo tamanho.

  3. Espalhe as tiras na mesa ou no chão com a escrita do nome para cima;

  4. Inicie a brincadeira cantando a música “A Canoa Virou”;

  5. Quando cantar “Foi por causa do(a) ___(nome)___ “, falar o nome de algum participante presente, que pegará a tira escrita com o seu nome.

Observação: Para crianças com algum comprometimento motor e/ou outras deficiências, utilizar letras móveis que podem ser confeccionadas com papelão, papel cartão, garrafas pets cortadas ou qualquer material similar que tiver em casa. É importante também, se possível, ter uma foto da pessoa junto à escrita do nome.

Desenvolvimento e benefícios:

  • Possibilita o reconhecimento do nome e dos nomes de outras pessoas

  • Amplia o repertório de palavras

  • Favorece a construção da escrita de novas palavras


LETRA DA MÚSICA: A CANOA VIROU


A CANOA VIROU

POR DEIXÁ-LA VIRAR

FOI POR CAUSA

DO(A) _____________

QUE NÃO SOUBE REMAR.

BRINCANDO DE MODELAR

Brincar de massinha de modelar é muito gostoso! Ao explorar esse material a criança desenvolve criatividade, imaginação, concentração ao manusear diferentes texturas. É uma brincadeira para todas as crianças, porém algumas ainda têm sensibilidade para lidar com diferentes texturas. Para essas crianças, é importante ir oferecendo cada ingrediente separadamente e observar se elas aceitam e manuseiam tranquilamente cada ingrediente. Por último, oferecer a massinha.

Podemos enriquecer essa brincadeira com alguns materiais que temos em casa, como: folhas, gravetos, carretilha de pastel, espremedor de alho ou de batata, carretel de linha, tesoura sem ponta, forminhas de doces, talheres, palitos de sorvete, forminhas de cortar bolacha, tampas de garrafa, canudos, entre outros (sempre sob supervisão do adulto).

Sugestão de receita

  • ½ xícara de sal

  • 2 xícaras de farinha de trigo

  • 1 xícara de água

  • 1 colher (sopa) de óleo

  • Corante alimentício de sua preferência (também pode ser suco em pó ou pó de gelatina)

Modo de preparo

Em um recipiente, misture o sal e a farinha. Junte a essa mistura, a água e o óleo. Com as mãos trabalhe a massa até ficar em uma consistência firme (se precisar, adicione mais um pouco de farinha). Se preferir, acrescente o corante da cor desejada. Se desejar uma cor mais forte, acrescente mais corante.

Vídeo: massinha

PINTURA COM GELO COLORIDO

Materiais:

  • Anilina de alimentos (pode ser em gel ou líquida);

  • Copos descartáveis;

  • Colherzinhas para misturar o líquido;

  • Forminhas de gelo;

  • Palitos de sorvete (pode utilizá-lo inteiro ou cortado ao meio);

  • Folha de sulfite, papel canson, cartolina ou papelão.

Construção:

Coloque algumas gotas de corante no copo, acrescente água e misture. Se desejar uma cor mais forte, acrescente mais corante.

Em seguida, coloque na forminha de gelo e leve para congelar.

Quando começar a endurecer, coloque os palitos de sorvete para as crianças segurarem ao pintar. Aí, é só começar a se divertir!

Desenvolvimento e benefícios

É uma rica experiência sensorial, tátil e visual, muito divertida, em que as crianças acompanham a passagem da água do estado líquido para o sólido, participam da preparação do gelo colorido e podem observar a passagem do estado sólido para o líquido ao executarem a proposta.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

O momento de contar histórias pode ser muito divertido, descontraído e mais um tempo de apreciar a companhia dos familiares. Para esse momento, algumas estratégias podem ajudá-los a enriquecer as histórias e torná-las ainda mais divertidas:

  • Seja narrador e personagem;

  • Crie o hábito de contar histórias;

  • Use objetos como personagens;

  • Relembre sua infância;

  • Conheça a história antes de contá-la;

  • Imprima imagens, se puder;

  • Para os bebês, as histórias podem ser contadas por meio de músicas;

  • Para as crianças não verbais (TEA- transtorno de espectro autista - ou outras deficiências), o adulto pode utilizar histórias curtas e também canções para despertar o interesse das crianças;

  • Faça desse momento uma interação com sua família.

Video: Contação de histórias

VIVO OU MORTO

Essa é uma brincadeira ótima também para crianças pequenas, pois possui regras bem simples e explora o corpo e o espaço de maneira divertida. As crianças com algum comprometimento motor ou que fazem uso de cadeira de rodas podem brincar do seu jeito e com ajuda de alguém da família.

O adulto pode definir uma parte do corpo em que a criança mova com bastante facilidade, por exemplo: levantar um dos braços, significa vivo e deixá-lo abaixado significa morto, mostrar a língua significa vivo e não mostrar a língua significa morto, de acordo com a especificidade de cada criança.

Vídeo: vivo ou morto