27/MAIO
Olá, crianças e famílias!
Esperamos que vocês estejam brincando e se divertindo juntos neste período de afastamento!
Enquanto uma criança brinca, quantas aprendizagens ela pode desenvolver?
Afinal, a brincadeira é a linguagem universal das crianças e é por meio dela que interagem, socializam com outras crianças e adultos e aprendem. Então, vamos brincar?
PROJEÇÕES DE DESENHOS COM COPOS MÁGICOS
Que tal envolver as crianças em uma divertida projeção de imagens coloridas na parede durante a noite?
Materiais:
Copos plásticos descartáveis (ou outro material adaptado que possa ser utilizado como luneta), canetinha, lanterna, tesoura , filme plástico (usado para embalar alimentos), fita adesiva (de preferência larga).
Construção e desenvolvimento:
1ª etapa: Um adulto deve retirar o fundo do copo com uma tesoura, de modo que o fundo fique aberto para que seja anexada a figura desenhada no plástico.
Utilizando as canetinhas, a própria criança pode realizar desenhos de sua preferência, com o objetivo de fazer a projeção dessas imagens em superfície plana ( por exemplo: parede).
Os desenhos devem ser feitos com canetinha diretamente no filme plástico ou em outro suporte transparente (fita adesiva, sacos plásticos lisos , folha de retroprojetor, folha de acetato, etc...) em tamanho compatível com o fundo do copo.
A criança deve selecionar as imagens a serem projetadas, colá-las no fundo do copo, com auxílio do adulto, se necessário, usando fita adesiva. Para algumas crianças com deficiência o apoio e o auxílio do adulto são imprescindíveis durante a preparação do material e a execução da proposta. Fazer junto, explicar e antecipar o que vai acontecer ajuda as crianças a se organizarem e se interessarem pelo que estão realizando.
2ª etapa: Preparar um espaço na parede de um cômodo escuro (essa atividade fica mais divertida à noite).
O copo com a imagem deve ser direcionado para a parede, de modo que a lanterna faça com que a imagem seja refletida em tamanho grande.
Benefícios:
Investigar, por meio de uma brincadeira, as diferentes possibilidades de projeção formadas pelos desenhos e seus tamanhos quando há a aproximação ou distanciamento do copo na superfície.
CONSTRUINDO BRINQUEDOS COM SUCATAS
Materiais:
caixas de papelão
rolinhos de papel higiênico
uma ou duas bolinhas de tamanho que não ultrapassem os orifícios dos rolos, tendo o cuidado com a segurança dos bem pequenos.
fita adesiva ou cola
Construção:
Qual criança não gosta de brincar com sucatas, não é mesmo? Essa é uma proposta muito bacana, que incentiva a imaginação e a criatividade. Podemos aprimorar ainda mais a brincadeira ajudando a criança a construir brinquedos com esses materiais. As caixas podem se transformar em castelos, berços para bonecas, carrinhos, pistas, fogões, enfim, o que a imaginação permitir... E para ampliar ainda mais a diversão, vale convidar a criança para pintar as sucatas que serão transformadas em brinquedos! Para as crianças com algum comprometimento motor, o adulto pode fazer junto ou adaptar os riscadores (giz de cera grosso, canetão ou broxinha). Também é importante deixar as crianças explorarem os materiais livremente antes de transformá-los em brinquedos.
Segue uma sugestão para produção em família: um circuito com túneis para “pula-pula”. Basta separar uma caixa grande, colar alguns rolinhos de papel higiênico no fundo da caixa (pode-se utilizar cola ou fita adesiva) e colocar as bolinhas lá dentro. O jogo fica muito divertido à medida que todos podem tentar transpor o desafio de fazer as bolinhas passarem por dentro dos túneis. Pronto, a diversão está garantida!
Desenvolvimento e Benefícios:
Incentiva a imaginação e a criatividade
Auxilia no desenvolvimento motor
Estimula a expressividade
Proporciona a interação familiar
SERÁ QUE VAI BROTAR?
Observar a natureza, além de proporcionar paz e alegria, também pode trazer muitas oportunidades de aprendizagem…
Vamos aproveitar esse momento para fazer algumas experiências e acompanhar o crescimento das plantas em casa , juntamente com os pequenos?
Materiais:
Terra e/ou algodão
Copos descartáveis, copos ou potes plásticos, potes de iogurte, garrafas pet cortadas (podem ser utilizadas tampas de embalagens vazias de amaciante ou outros tipos de tampas)
Meia de seda feminina (para o boneco “cabeludo”)
Para o “plantio”: feijão, alpiste, sementes de maçã, caroços de uva, milho de pipoca, grão de bico, ervilha, dente de alho, parte de “cima” da cenoura, batata, abacate, ou o que a criança sugerir.
Construção:
Escolher um local iluminado para colocar os potes. Separar um borrifador ou copinho, para que a criança possa regar a planta sozinha.
As crianças maiores podem fazer um “diário”, no qual elas vão desenhando o crescimento da sua “plantinha”. Os desenhos podem ser pendurados ou presos a um bloquinho para comparação. A experiência também pode ser registrada através de fotos.
Também é possível fazer 2 potes com cada tipo de grão e colocar 1 deles em um local com pouca luz, ou regar menos, a fim de que as crianças percebam a diferença no crescimento das plantas e façam comparações, tentando descobrir as causas.
Para o plantio, deve-se molhar bem o algodão e colocar as sementes sobre ele. Caso haja terra em casa, pode-se utilizá-la para substituir o algodão .
No caso da batata e do caroço de abacate, é necessário espetar palitos na parte de baixo e colocá-los diretamente na água, apoiando apenas esta parte, e trocando a água a cada 2 dias, para não acumular fungos e causar mau cheiro.
Para fazer o boneco cabeludo, coloca-se uma boa quantidade de alpiste dentro de uma meia de seda feminina.
Por cima do alpiste, completar com terra ou serragem, apertar bastante e colocar o “boneco” de molho na água. Depois que estiver bastante encharcado, deixá-lo escorrer. Pode-se colocar os olhos, boca e nariz da maneira que desejar. Apoiar o boneco em um pratinho e molhar todos os dias. O alpiste cresce, formando os cabelos do boneco.
Outra forma divertida é colocar a terra dentro de um pote de iogurte e plantar o alpiste. Encapar o pote com papel, desenhar o rosto e corpo do boneco e, então, aguardar o crescimento dos cabelos!!!
Benefícios:
AS PLANTAS PODEM FICAR EXPOSTAS PELA CASA!!!!!
Todo esse trabalho incentiva as crianças a cuidar da natureza, respeitar e aceitar as diferenças entre os tempos de germinação, a ter mais paciência e cuidados, criar uma rotina de cuidados e aprender um pouco sobre as necessidades das plantas e também dos seres humanos. Para as crianças que possuem alguma deficiência, as atividades sensoriais envolvendo plantas são de grande importância, pois estimulam os sentidos, auxiliando na identificação e funções das plantas e dos alimentos.
Além disso, desenvolver atividades junto à família, utilizando um espaço comum a todos, manter a rotina de observar o crescimento, ver os brotos nascendo, acompanhar e perceber as necessidades das plantas e os cuidados necessários ao seu desenvolvimento e para que perceba a importância do cuidado com todos os seres vivos.
MANDALA DE FLORES
Materiais:
Flores
Folhas
Água
Bacia
Construção:
Coloque a bacia com água no chão ou em um lugar de sua preferência. Corte os talos das flores e folhas e coloque-as cuidadosamente na água, uma de cada vez. Permita que a criança coloque as flores e folhas onde e como desejar.
É possível colocar a bacia próximo a algum lugar com vento, pois as flores e folhas irão se movimentar, construindo diversas mandalas.
Desenvolvimento e Benefícios:
Brincar com as crianças fortalece os vínculos afetivos e ajuda no processo de criação e imaginação. A brincadeira com água e com os elementos da natureza proporciona uma sensação relaxante e prazerosa.
O perfume das flores, de algumas folhas e plantas purificam o ambiente, despertando e estimulando os sentidos, causando uma sensação de bem-estar.
FUTEBOL DE MESA
Materiais:
dois potes de sorvete
caixa de sapato ou caixa de leite
dois copos de plástico (requeijão ou outro que tiver em casa)
uma tampa (de requeijão ou maionese)
fita adesiva
folha de papel sulfite
canetinhas de várias cores.
Construção: Fixar os potes de sorvete ou a caixa, um de cada lado da mesa, formando as traves. Em uma folha de papel, fazer um placar para anotar os números de gols ou utilizar números móveis (fichas contendo números de 0 a 10 ou mais).
Desenvolvimento: O jogo é realizado com dois participantes, um de cada lado da mesa. Utilizando o copo como jogador e a tampa como bola, cada participante tem como objetivo acertar o gol. Ganha quem fizer mais gols. A cada gol, a criança anota ou encontra o número correspondente para adicionar ao placar móvel (com ou sem auxílio de um adulto). É importante fazer adaptações no jogo para atender às crianças com algum comprometimento motor: o adulto pode utilizar garrafas plásticas no lugar de copos, facilitando a preensão, ou até mesmo fixar a garrafa na mão da criança com fita adesiva para ajudá-la a se concentrar na brincadeira e não se preocupar em segurar a garrafa ou outro objeto. Esse procedimento auxilia as crianças que ainda não têm força ou controle das mãos (praxia fina). Para anotar os números de gols no placar, o adulto pode providenciar adesivos ou algum tipo de recorte para colar, representando a quantidade de gols. Desta maneira, cada criança participa da brincadeira do seu jeito.
Benefícios: Aprimoramento da concentração, atenção, equilíbrio, raciocínio lógico, reflexo, tempo e espaço, interação, noção de números, quantidades e escrita numérica.
DESCOBERTAS
Material:
Objetos de diferentes materialidades e texturas (natural, tecido, papel, metal e madeira), tais como: colher de pau, caixinhas, chaves, rolinhos de papel higiênico, talher, bucha de banho, guardanapo, coador de café, retalhos de pano, caneca de alumínio, concha, rolha, dentre outros.
Construção:
Disponha o material em torno da criança, sobre um tapete ou cobertor no chão e ofereça os objetos: mostre alguns e depois permita a sua investigação autônoma. Observe as formas de brincar que estes materiais não estruturados (o que não é brinquedo), proporcionam à criança. Maneiras peculiares e irrestritas de explorar e manusear tornarão a brincadeira bastante autêntica. Fique de olho para garantir a segurança, mas permita que a criança explore livremente os objetos.
Desenvolvimento e Benefícios:
A criança expandirá sua criatividade e poderá descobrir propriedades destes materiais inusitados, como a temperatura de cada objeto, a sua resistência, maciez, etc., possibilitando novas aprendizagens e ampliando as percepções que tem do mundo.
Será pura exploração e diversão!
VAMOS BRINCAR DE ESTÁTUA?
Material:
A princípio, não precisamos de nenhum material, apenas o seu próprio corpo com uma roupa confortável. Mas se quiser se fantasiar, também pode. Assim a brincadeira ficará ainda mais divertida.
Construção e Desenvolvimento:
Encontrar um espaço livre na casa, para poder brincar e explorar vários movimentos corporais . Convide todos da casa para se mexer e quando estiverem prontos é hora de “soltar o som” e se divertir. Ouvir com atenção a música da “Estátua Diferente” realizando todos os movimentos pedidos, usando a criatividade para criação das estátuas. As crianças com algum comprometimento motor podem participar do seu jeito, fazendo os movimentos de acordo com suas possibilidades.
É importante estimular as crianças, sempre positivamente, em suas conquistas!
Benefícios:
Essa brincadeira possibilita às crianças identificar e experimentar diferentes habilidades básicas do movimento (equilíbrio, saltos, giros, rotações, entre outros). Além do que, brincar em família é sempre muito divertido!
(Proposta de desafios corporais planejada pela equipe de Educação Física da Educação Infantil de São Caetano do Sul).