27/MAIO

Olá, crianças e famílias!

Esperamos que vocês estejam brincando e se divertindo juntos neste período de afastamento!

Enquanto uma criança brinca, quantas aprendizagens ela pode desenvolver?

Afinal, a brincadeira é a linguagem universal das crianças e é por meio dela que interagem, socializam com outras crianças e adultos e aprendem. Então, vamos brincar?

PROJEÇÕES DE DESENHOS COM COPOS MÁGICOS

Que tal envolver as crianças em uma divertida projeção de imagens coloridas na parede durante a noite?


Materiais:

Copos plásticos descartáveis (ou outro material adaptado que possa ser utilizado como luneta), canetinha, lanterna, tesoura , filme plástico (usado para embalar alimentos), fita adesiva (de preferência larga).


Construção e desenvolvimento:


1ª etapa: Um adulto deve retirar o fundo do copo com uma tesoura, de modo que o fundo fique aberto para que seja anexada a figura desenhada no plástico.

Utilizando as canetinhas, a própria criança pode realizar desenhos de sua preferência, com o objetivo de fazer a projeção dessas imagens em superfície plana ( por exemplo: parede).

Os desenhos devem ser feitos com canetinha diretamente no filme plástico ou em outro suporte transparente (fita adesiva, sacos plásticos lisos , folha de retroprojetor, folha de acetato, etc...) em tamanho compatível com o fundo do copo.

A criança deve selecionar as imagens a serem projetadas, colá-las no fundo do copo, com auxílio do adulto, se necessário, usando fita adesiva. Para algumas crianças com deficiência o apoio e o auxílio do adulto são imprescindíveis durante a preparação do material e a execução da proposta. Fazer junto, explicar e antecipar o que vai acontecer ajuda as crianças a se organizarem e se interessarem pelo que estão realizando.


2ª etapa: Preparar um espaço na parede de um cômodo escuro (essa atividade fica mais divertida à noite).

O copo com a imagem deve ser direcionado para a parede, de modo que a lanterna faça com que a imagem seja refletida em tamanho grande.


Benefícios:

Investigar, por meio de uma brincadeira, as diferentes possibilidades de projeção formadas pelos desenhos e seus tamanhos quando há a aproximação ou distanciamento do copo na superfície.

CONSTRUINDO BRINQUEDOS COM SUCATAS

Materiais:

  • caixas de papelão

  • rolinhos de papel higiênico

  • uma ou duas bolinhas de tamanho que não ultrapassem os orifícios dos rolos, tendo o cuidado com a segurança dos bem pequenos.

  • fita adesiva ou cola

Construção:

Qual criança não gosta de brincar com sucatas, não é mesmo? Essa é uma proposta muito bacana, que incentiva a imaginação e a criatividade. Podemos aprimorar ainda mais a brincadeira ajudando a criança a construir brinquedos com esses materiais. As caixas podem se transformar em castelos, berços para bonecas, carrinhos, pistas, fogões, enfim, o que a imaginação permitir... E para ampliar ainda mais a diversão, vale convidar a criança para pintar as sucatas que serão transformadas em brinquedos! Para as crianças com algum comprometimento motor, o adulto pode fazer junto ou adaptar os riscadores (giz de cera grosso, canetão ou broxinha). Também é importante deixar as crianças explorarem os materiais livremente antes de transformá-los em brinquedos.

Segue uma sugestão para produção em família: um circuito com túneis para “pula-pula”. Basta separar uma caixa grande, colar alguns rolinhos de papel higiênico no fundo da caixa (pode-se utilizar cola ou fita adesiva) e colocar as bolinhas lá dentro. O jogo fica muito divertido à medida que todos podem tentar transpor o desafio de fazer as bolinhas passarem por dentro dos túneis. Pronto, a diversão está garantida!

Desenvolvimento e Benefícios:

  • Incentiva a imaginação e a criatividade

  • Auxilia no desenvolvimento motor

  • Estimula a expressividade

  • Proporciona a interação familiar

SERÁ QUE VAI BROTAR?

Observar a natureza, além de proporcionar paz e alegria, também pode trazer muitas oportunidades de aprendizagem…

Vamos aproveitar esse momento para fazer algumas experiências e acompanhar o crescimento das plantas em casa , juntamente com os pequenos?


Materiais:

  • Terra e/ou algodão

  • Copos descartáveis, copos ou potes plásticos, potes de iogurte, garrafas pet cortadas (podem ser utilizadas tampas de embalagens vazias de amaciante ou outros tipos de tampas)

  • Meia de seda feminina (para o boneco “cabeludo”)

  • Para o “plantio”: feijão, alpiste, sementes de maçã, caroços de uva, milho de pipoca, grão de bico, ervilha, dente de alho, parte de “cima” da cenoura, batata, abacate, ou o que a criança sugerir.


Construção:

Escolher um local iluminado para colocar os potes. Separar um borrifador ou copinho, para que a criança possa regar a planta sozinha.

As crianças maiores podem fazer um “diário”, no qual elas vão desenhando o crescimento da sua “plantinha”. Os desenhos podem ser pendurados ou presos a um bloquinho para comparação. A experiência também pode ser registrada através de fotos.

Também é possível fazer 2 potes com cada tipo de grão e colocar 1 deles em um local com pouca luz, ou regar menos, a fim de que as crianças percebam a diferença no crescimento das plantas e façam comparações, tentando descobrir as causas.

Para o plantio, deve-se molhar bem o algodão e colocar as sementes sobre ele. Caso haja terra em casa, pode-se utilizá-la para substituir o algodão .

No caso da batata e do caroço de abacate, é necessário espetar palitos na parte de baixo e colocá-los diretamente na água, apoiando apenas esta parte, e trocando a água a cada 2 dias, para não acumular fungos e causar mau cheiro.

Para fazer o boneco cabeludo, coloca-se uma boa quantidade de alpiste dentro de uma meia de seda feminina.

Por cima do alpiste, completar com terra ou serragem, apertar bastante e colocar o “boneco” de molho na água. Depois que estiver bastante encharcado, deixá-lo escorrer. Pode-se colocar os olhos, boca e nariz da maneira que desejar. Apoiar o boneco em um pratinho e molhar todos os dias. O alpiste cresce, formando os cabelos do boneco.

Outra forma divertida é colocar a terra dentro de um pote de iogurte e plantar o alpiste. Encapar o pote com papel, desenhar o rosto e corpo do boneco e, então, aguardar o crescimento dos cabelos!!!


Benefícios:

AS PLANTAS PODEM FICAR EXPOSTAS PELA CASA!!!!!

Todo esse trabalho incentiva as crianças a cuidar da natureza, respeitar e aceitar as diferenças entre os tempos de germinação, a ter mais paciência e cuidados, criar uma rotina de cuidados e aprender um pouco sobre as necessidades das plantas e também dos seres humanos. Para as crianças que possuem alguma deficiência, as atividades sensoriais envolvendo plantas são de grande importância, pois estimulam os sentidos, auxiliando na identificação e funções das plantas e dos alimentos.

Além disso, desenvolver atividades junto à família, utilizando um espaço comum a todos, manter a rotina de observar o crescimento, ver os brotos nascendo, acompanhar e perceber as necessidades das plantas e os cuidados necessários ao seu desenvolvimento e para que perceba a importância do cuidado com todos os seres vivos.

MANDALA DE FLORES

Materiais:

  • Flores

  • Folhas

  • Água

  • Bacia


Construção:

Coloque a bacia com água no chão ou em um lugar de sua preferência. Corte os talos das flores e folhas e coloque-as cuidadosamente na água, uma de cada vez. Permita que a criança coloque as flores e folhas onde e como desejar.

É possível colocar a bacia próximo a algum lugar com vento, pois as flores e folhas irão se movimentar, construindo diversas mandalas.


Desenvolvimento e Benefícios:

Brincar com as crianças fortalece os vínculos afetivos e ajuda no processo de criação e imaginação. A brincadeira com água e com os elementos da natureza proporciona uma sensação relaxante e prazerosa.

O perfume das flores, de algumas folhas e plantas purificam o ambiente, despertando e estimulando os sentidos, causando uma sensação de bem-estar.


FUTEBOL DE MESA

Materiais:

  • dois potes de sorvete

  • caixa de sapato ou caixa de leite

  • dois copos de plástico (requeijão ou outro que tiver em casa)

  • uma tampa (de requeijão ou maionese)

  • fita adesiva

  • folha de papel sulfite

  • canetinhas de várias cores.

Construção: Fixar os potes de sorvete ou a caixa, um de cada lado da mesa, formando as traves. Em uma folha de papel, fazer um placar para anotar os números de gols ou utilizar números móveis (fichas contendo números de 0 a 10 ou mais).

Desenvolvimento: O jogo é realizado com dois participantes, um de cada lado da mesa. Utilizando o copo como jogador e a tampa como bola, cada participante tem como objetivo acertar o gol. Ganha quem fizer mais gols. A cada gol, a criança anota ou encontra o número correspondente para adicionar ao placar móvel (com ou sem auxílio de um adulto). É importante fazer adaptações no jogo para atender às crianças com algum comprometimento motor: o adulto pode utilizar garrafas plásticas no lugar de copos, facilitando a preensão, ou até mesmo fixar a garrafa na mão da criança com fita adesiva para ajudá-la a se concentrar na brincadeira e não se preocupar em segurar a garrafa ou outro objeto. Esse procedimento auxilia as crianças que ainda não têm força ou controle das mãos (praxia fina). Para anotar os números de gols no placar, o adulto pode providenciar adesivos ou algum tipo de recorte para colar, representando a quantidade de gols. Desta maneira, cada criança participa da brincadeira do seu jeito.

Benefícios: Aprimoramento da concentração, atenção, equilíbrio, raciocínio lógico, reflexo, tempo e espaço, interação, noção de números, quantidades e escrita numérica.

DESCOBERTAS

Material:

Objetos de diferentes materialidades e texturas (natural, tecido, papel, metal e madeira), tais como: colher de pau, caixinhas, chaves, rolinhos de papel higiênico, talher, bucha de banho, guardanapo, coador de café, retalhos de pano, caneca de alumínio, concha, rolha, dentre outros.

Construção:

Disponha o material em torno da criança, sobre um tapete ou cobertor no chão e ofereça os objetos: mostre alguns e depois permita a sua investigação autônoma. Observe as formas de brincar que estes materiais não estruturados (o que não é brinquedo), proporcionam à criança. Maneiras peculiares e irrestritas de explorar e manusear tornarão a brincadeira bastante autêntica. Fique de olho para garantir a segurança, mas permita que a criança explore livremente os objetos.

Desenvolvimento e Benefícios:

A criança expandirá sua criatividade e poderá descobrir propriedades destes materiais inusitados, como a temperatura de cada objeto, a sua resistência, maciez, etc., possibilitando novas aprendizagens e ampliando as percepções que tem do mundo.

Será pura exploração e diversão!

VAMOS BRINCAR DE ESTÁTUA?

Material:

A princípio, não precisamos de nenhum material, apenas o seu próprio corpo com uma roupa confortável. Mas se quiser se fantasiar, também pode. Assim a brincadeira ficará ainda mais divertida.

Construção e Desenvolvimento:

Encontrar um espaço livre na casa, para poder brincar e explorar vários movimentos corporais . Convide todos da casa para se mexer e quando estiverem prontos é hora de “soltar o som” e se divertir. Ouvir com atenção a música da “Estátua Diferente” realizando todos os movimentos pedidos, usando a criatividade para criação das estátuas. As crianças com algum comprometimento motor podem participar do seu jeito, fazendo os movimentos de acordo com suas possibilidades.

É importante estimular as crianças, sempre positivamente, em suas conquistas!

Benefícios:

Essa brincadeira possibilita às crianças identificar e experimentar diferentes habilidades básicas do movimento (equilíbrio, saltos, giros, rotações, entre outros). Além do que, brincar em família é sempre muito divertido!

(Proposta de desafios corporais planejada pela equipe de Educação Física da Educação Infantil de São Caetano do Sul).

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