5/AGOSTO

Olá crianças e famílias!

Para começar a semana, vamos ouvir essa música, dançar e nos divertir?

Vamos animar o corpo e a mente!

BEBÊS

BERÇÁRIO

BEBÊS 2020 08

BRINCADEIRAS COM CAIXAS DE PAPELÃO

Materiais

  • Caixas de papelão de diversos tamanhos;

  • Objetos ou brinquedos de diversos tipos e tamanhos;

  • Tesoura;

  • Fita adesiva;

  • Papéis e fitas para enfeitar.


Construção

Selecione caixas de papelão de várias formas e tamanhos. Algumas caixas podem ser encapadas com papel colorido e com diferentes texturas, enquanto em outras podem ser feitos buracos de diversos tamanhos e formas.


Desenvolvimento e benefícios

Disponha os objetos pelo ambiente, para que a criança possa interagir livremente, criando suas próprias brincadeiras. Pode ser uma boa oportunidade para brincar com seu bebê, encaixando objetos nos buracos ou mesmo empilhando-os. Colocar uma caixa dentro de outra, como uma gaveta, e recheá-las com objetos interessantes, também pode ser uma maneira de enriquecer essa atividade.

Outra opção de brincadeira com caixas é utilizar caixas grandes para montar um túnel ou uma casinha, pois as crianças nessa fase adoram se esconder. Ou até mesmo colocar a criança dentro de uma dessas caixas e arrastá-la, simulando um passeio no "tapete mágico". As possibilidades são infinitas, podem usar a imaginação!

As propostas que utilizam caixas de papelão são muito potentes para os bebês, pois exploram a motricidade, a interação com os objetos e com o outro, além de desenvolver a percepção de espaço. Eles vão entrar, sair, virar, sentar, empurrar, subir, empilhar… a brincadeira com a caixa de papelão será, além de um momento de diversão, um grande estímulo para sua criança.

Para crianças com comprometimento motor, o adulto deve auxiliar no que for necessário no momento da exploração dos objetos e caixas, dando apoio e enriquecendo este momento de exploração.

Para crianças com baixa visão, os brinquedos ou objetos escolhidos para serem colocados na caixa devem ser mais coloridos e contrastantes ou brinquedos sonoros, que despertem o interesse delas. Outra proposta de estimulação visual é a utilização de lanternas para essa brincadeira com caixas. É importante usar um filtro, como copos plásticos resistentes e coloridos encaixados à lanterna, que criam mais diversão e proteção durante a brincadeira. Convide a criança a pegar os objetos, permita que os toque e perceba as diferenças, incentivando a curiosidade dela. Coloque, com a ajuda da criança, os pequenos brinquedos ou objetos sobre a luz.

BRINCADEIRA DIVERTIDA COM MACARRÃO

Materiais:

  • Galão de água ou Garrafas pet;

  • Latas de leite (vazias e limpas);

  • Escorredor de macarrão;

  • Canudos ou macarrão espaguete;

  • Palitos de sorvete.


Construção:

Fazer alguns furos na tampa da lata de leite, no galão de água ou garrafas pet. Para essa brincadeira, também pode ser utilizado o escorredor de macarrão. A ideia é que o bebê encaixe os objetos (canudos, macarrão ou palito) nos furos dos materiais acima. Esta proposta pode desenvolver a concentração e a coordenação viso motora (movimento dos olhos coordenado com o movimento das mãos).


Desenvolvimento e benefícios:

As brincadeiras contribuem para a socialização, têm efeitos positivos sobre a aprendizagem, estimulam o desenvolvimento de habilidades básicas e a aquisição de novos conhecimentos.

Crianças com TEA e com outras deficiências compreendem melhor a comunicação por meio da linguagem visual. Antecipar as ações, mostrando os objetos a serem utilizados na proposta, facilita a compreensão para a criança participar da brincadeira. Em seguida, é importante dar a vez à criança para que explore o material da sua forma. O adulto deve encorajar a criança a brincar com autonomia, deixando que ela dê o sentido para a própria brincadeira, respeitando seu tempo, considerando suas investigações e possibilidades.

Pensando nas crianças com algum comprometimento visual, o primeiro passo é incentivá-las na escolha dos materiais, orientando e supervisionando o passo a passo da brincadeira. Evite objetos com superfícies muito polidas ou brilhantes, que ofuscam facilmente com a incidência da luz. A família pode adaptar os materiais de acordo com as necessidades e particularidades da criança, incentivando novas descobertas.

É fundamental supervisionar as crianças ao longo da brincadeira para que não se machuquem com os canudos e os outros materiais. Verifiquem se não há rebarbas nos objetos plásticos furados e no escorredor de macarrão.

CRIANÇAS BEM PEQUENAS

GRUPO 1 • GRUPO 2 • GRUPO 3

CRIANÇAS BEM PEQUENAS

ENCONTRE O OBJETO

Materiais

  • Pequenos objetos;

  • Uma bacia;

  • Farinha ou areia.


Construção e Desenvolvimento

Escolha pequenos objetos ou brinquedos e coloque-os dentro de uma bacia. Adicione farinha ou areia até que todos objetos fiquem escondidos. Deixe a criança procurar os objetos no meio da farinha/areia.

A proposta pode ser realizada em forma de desafio, solicitando à criança que encontre objetos específicos ou incentivando que adivinhe qual o objeto que ela está tocando sem tirar da bacia - ou seja, identificar o objeto somente pelo tato.

As crianças que apresentam algum comprometimento motor, podem participar da maneira que preferirem e os pais devem respeitar o tempo e as necessidades de cada um, deixando-as explorarem e apoiando-as em suas ações, se necessário.

Para as crianças que possuem algum comprometimento visual, pode-se fazer o uso de objetos em alto relevo e com diferentes texturas, explorando os seus sentidos.


Benefícios

Brincar de reconhecer objetos apenas pelo tato estimula a imaginação da criança e a exploração dos objetos por meio dos sentidos. Essa brincadeira pode ser feita com todos da casa, promovendo momentos de interação e diversão para toda a família.

CORRIDA DIVERTIDA

Materiais:

Um prato de plástico e um objeto pequeno que caiba no prato, para cada participante da brincadeira. O objeto pode ser uma bolinha de pingue-pongue, um bichinho ou outro objeto que a família tiver disponível em casa.


Construção:

A corrida ocorrerá dentro de casa, com o percurso combinado previamente. Será um percurso curto que os participantes realizarão engatinhando, dando ênfase ao equilíbrio.


Desenvolvimento e benefícios:

É necessário combinar, entre os participantes, o percurso, o tempo e a premiação para a brincadeira. Caso a criança não termine a corrida por algum motivo ou não consiga equilibrar o objeto no prato, os participantes podem combinar antecipadamente um “paga prenda” (imitar um animal, cantar uma música, plantar bananeira, entre outros).

Após todos os combinados, cada participante recebe o prato e o objeto a ser equilibrado e posicionam-se à linha de largada, na posição de engatinhar. Ao iniciar a corrida, colocam o prato com o objeto equilibrando-o sobre as costas para fazer o trajeto. Se o prato com o objeto cair, o participante deverá voltar ao início da corrida.

Essa é uma brincadeira divertida, que possibilita às crianças de todas as faixas etárias, de acordo com as suas possibilidades, experimentar o próprio corpo em um contexto bem diferente, permitindo a exploração de novos movimentos a partir daqueles que ela já realiza.

Crianças com comprometimento motor podem realizar a atividade utilizando um prato mais fundo, um pote plástico ou uma forma de bolo circular. Cadeirantes podem realizar a brincadeira apoiando o prato com o objeto no colo. O adulto pode dar apoio sempre que necessário, atendendo às especificidades de cada criança. O adulto pode, também, pensar em uma maneira de fixar o pote no colo ou nas mãos da criança com uma fronha, toalha ou fralda de pano.

Crianças com deficiência visual, se necessário, podem ter o apoio de um adulto para guiá-las durante a brincadeira.

CRIANÇAS PEQUENAS

GRUPO 4 • GRUPO 5

CRIANÇAS PEQUENAS 2020 08

EDUCAÇÃO FÍSICA

Nesta semana, serão realizadas aulas online com os professores de Educação Física via ferramenta "GOOGLE MEET" para contemplar as propostas para este grupo etário.

EDUCAÇÃO FÍSICA

ATIVIDADES

TODOS OS GRUPOS

BRINCANDO COM MÚSICA

Brincando com música .mp4

MASSINHA

Massinha

BOLINHA DE SABÃO

Bolinha de sabão.mp4