5/AGOSTO
Olá crianças e famílias!
Para começar a semana, vamos ouvir essa música, dançar e nos divertir?
Vamos animar o corpo e a mente!
BEBÊS
BERÇÁRIO
BRINCADEIRAS COM CAIXAS DE PAPELÃO
Materiais
Caixas de papelão de diversos tamanhos;
Objetos ou brinquedos de diversos tipos e tamanhos;
Tesoura;
Fita adesiva;
Papéis e fitas para enfeitar.
Construção
Selecione caixas de papelão de várias formas e tamanhos. Algumas caixas podem ser encapadas com papel colorido e com diferentes texturas, enquanto em outras podem ser feitos buracos de diversos tamanhos e formas.
Desenvolvimento e benefícios
Disponha os objetos pelo ambiente, para que a criança possa interagir livremente, criando suas próprias brincadeiras. Pode ser uma boa oportunidade para brincar com seu bebê, encaixando objetos nos buracos ou mesmo empilhando-os. Colocar uma caixa dentro de outra, como uma gaveta, e recheá-las com objetos interessantes, também pode ser uma maneira de enriquecer essa atividade.
Outra opção de brincadeira com caixas é utilizar caixas grandes para montar um túnel ou uma casinha, pois as crianças nessa fase adoram se esconder. Ou até mesmo colocar a criança dentro de uma dessas caixas e arrastá-la, simulando um passeio no "tapete mágico". As possibilidades são infinitas, podem usar a imaginação!
As propostas que utilizam caixas de papelão são muito potentes para os bebês, pois exploram a motricidade, a interação com os objetos e com o outro, além de desenvolver a percepção de espaço. Eles vão entrar, sair, virar, sentar, empurrar, subir, empilhar… a brincadeira com a caixa de papelão será, além de um momento de diversão, um grande estímulo para sua criança.
Para crianças com comprometimento motor, o adulto deve auxiliar no que for necessário no momento da exploração dos objetos e caixas, dando apoio e enriquecendo este momento de exploração.
Para crianças com baixa visão, os brinquedos ou objetos escolhidos para serem colocados na caixa devem ser mais coloridos e contrastantes ou brinquedos sonoros, que despertem o interesse delas. Outra proposta de estimulação visual é a utilização de lanternas para essa brincadeira com caixas. É importante usar um filtro, como copos plásticos resistentes e coloridos encaixados à lanterna, que criam mais diversão e proteção durante a brincadeira. Convide a criança a pegar os objetos, permita que os toque e perceba as diferenças, incentivando a curiosidade dela. Coloque, com a ajuda da criança, os pequenos brinquedos ou objetos sobre a luz.
BRINCADEIRA DIVERTIDA COM MACARRÃO
Materiais:
Galão de água ou Garrafas pet;
Latas de leite (vazias e limpas);
Escorredor de macarrão;
Canudos ou macarrão espaguete;
Palitos de sorvete.
Construção:
Fazer alguns furos na tampa da lata de leite, no galão de água ou garrafas pet. Para essa brincadeira, também pode ser utilizado o escorredor de macarrão. A ideia é que o bebê encaixe os objetos (canudos, macarrão ou palito) nos furos dos materiais acima. Esta proposta pode desenvolver a concentração e a coordenação viso motora (movimento dos olhos coordenado com o movimento das mãos).
Desenvolvimento e benefícios:
As brincadeiras contribuem para a socialização, têm efeitos positivos sobre a aprendizagem, estimulam o desenvolvimento de habilidades básicas e a aquisição de novos conhecimentos.
Crianças com TEA e com outras deficiências compreendem melhor a comunicação por meio da linguagem visual. Antecipar as ações, mostrando os objetos a serem utilizados na proposta, facilita a compreensão para a criança participar da brincadeira. Em seguida, é importante dar a vez à criança para que explore o material da sua forma. O adulto deve encorajar a criança a brincar com autonomia, deixando que ela dê o sentido para a própria brincadeira, respeitando seu tempo, considerando suas investigações e possibilidades.
Pensando nas crianças com algum comprometimento visual, o primeiro passo é incentivá-las na escolha dos materiais, orientando e supervisionando o passo a passo da brincadeira. Evite objetos com superfícies muito polidas ou brilhantes, que ofuscam facilmente com a incidência da luz. A família pode adaptar os materiais de acordo com as necessidades e particularidades da criança, incentivando novas descobertas.
É fundamental supervisionar as crianças ao longo da brincadeira para que não se machuquem com os canudos e os outros materiais. Verifiquem se não há rebarbas nos objetos plásticos furados e no escorredor de macarrão.
CRIANÇAS BEM PEQUENAS
GRUPO 1 • GRUPO 2 • GRUPO 3
ENCONTRE O OBJETO
Materiais
Pequenos objetos;
Uma bacia;
Farinha ou areia.
Construção e Desenvolvimento
Escolha pequenos objetos ou brinquedos e coloque-os dentro de uma bacia. Adicione farinha ou areia até que todos objetos fiquem escondidos. Deixe a criança procurar os objetos no meio da farinha/areia.
A proposta pode ser realizada em forma de desafio, solicitando à criança que encontre objetos específicos ou incentivando que adivinhe qual o objeto que ela está tocando sem tirar da bacia - ou seja, identificar o objeto somente pelo tato.
As crianças que apresentam algum comprometimento motor, podem participar da maneira que preferirem e os pais devem respeitar o tempo e as necessidades de cada um, deixando-as explorarem e apoiando-as em suas ações, se necessário.
Para as crianças que possuem algum comprometimento visual, pode-se fazer o uso de objetos em alto relevo e com diferentes texturas, explorando os seus sentidos.
Benefícios
Brincar de reconhecer objetos apenas pelo tato estimula a imaginação da criança e a exploração dos objetos por meio dos sentidos. Essa brincadeira pode ser feita com todos da casa, promovendo momentos de interação e diversão para toda a família.
CORRIDA DIVERTIDA
Materiais:
Um prato de plástico e um objeto pequeno que caiba no prato, para cada participante da brincadeira. O objeto pode ser uma bolinha de pingue-pongue, um bichinho ou outro objeto que a família tiver disponível em casa.
Construção:
A corrida ocorrerá dentro de casa, com o percurso combinado previamente. Será um percurso curto que os participantes realizarão engatinhando, dando ênfase ao equilíbrio.
Desenvolvimento e benefícios:
É necessário combinar, entre os participantes, o percurso, o tempo e a premiação para a brincadeira. Caso a criança não termine a corrida por algum motivo ou não consiga equilibrar o objeto no prato, os participantes podem combinar antecipadamente um “paga prenda” (imitar um animal, cantar uma música, plantar bananeira, entre outros).
Após todos os combinados, cada participante recebe o prato e o objeto a ser equilibrado e posicionam-se à linha de largada, na posição de engatinhar. Ao iniciar a corrida, colocam o prato com o objeto equilibrando-o sobre as costas para fazer o trajeto. Se o prato com o objeto cair, o participante deverá voltar ao início da corrida.
Essa é uma brincadeira divertida, que possibilita às crianças de todas as faixas etárias, de acordo com as suas possibilidades, experimentar o próprio corpo em um contexto bem diferente, permitindo a exploração de novos movimentos a partir daqueles que ela já realiza.
Crianças com comprometimento motor podem realizar a atividade utilizando um prato mais fundo, um pote plástico ou uma forma de bolo circular. Cadeirantes podem realizar a brincadeira apoiando o prato com o objeto no colo. O adulto pode dar apoio sempre que necessário, atendendo às especificidades de cada criança. O adulto pode, também, pensar em uma maneira de fixar o pote no colo ou nas mãos da criança com uma fronha, toalha ou fralda de pano.
Crianças com deficiência visual, se necessário, podem ter o apoio de um adulto para guiá-las durante a brincadeira.
CRIANÇAS PEQUENAS
GRUPO 4 • GRUPO 5
EDUCAÇÃO FÍSICA
Nesta semana, serão realizadas aulas online com os professores de Educação Física via ferramenta "GOOGLE MEET" para contemplar as propostas para este grupo etário.
ATIVIDADES
TODOS OS GRUPOS