15/JULHO
Olá, crianças!!
Como é bom poder compartilhar com vocês algumas brincadeiras que fazíamos na escola! Toda semana pensamos com muito carinho no que pode ser feito junto com a família, para que vocês tenham dias divertidos, repletos de aprendizagens.
Saudades de todos e todas...
Espero que aproveitem bastante as sugestões desta semana.
Tonucci (1997) Tradução: Qual é a criança surda?
FAZENDO ARTE COM TINTA CASEIRA
Materiais:
1 xícara de sal
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de água
Corante comestível de várias cores (ou suco em pó de vários sabores)
Construção e desenvolvimento:
Modo de preparo da tinta
Em uma travessa coloque o sal, a farinha e a água mexendo bem até formar um creme homogêneo. Distribua a mistura em potes e acrescente o corante ou o suco em pó. Utilize potes com tampa para guardar a tinta caseira, pois assim ela dura mais tempo.
Após preparar a tinta caseira, pegue qualquer papel (disponível em casa) para deixar suas marcas, utilizando o dedo, as mãos ou mesmo um pincel. Para as crianças com algum comprometimento motor, o adulto pode auxiliá-las em suas produções adaptando as ferramentas (pincel, broxinha, rolinho, entre outros) para melhor preensão. Algumas crianças podem apresentar repulsa em manusear algumas texturas, nestes casos ofereça rolinhos ou pincéis para que elas aceitem interagir com o material e, aos poucos, ampliem seu repertório. É fundamental respeitar sempre o tempo e a aceitação das crianças.
Benefícios:
Quando as crianças brincam e exploram a tinta, desenvolvem a imaginação, a criatividade e o movimento. Para os bebês e crianças bem pequenas, a exploração de tintas (melecas) favorece a percepção sensorial. Elas podem experimentar texturas diferentes com as mãos e também com outras partes do corpo, de acordo com a preferência de cada uma. Além de ser muito divertida, a brincadeira vai proporcionar momentos agradáveis em família.
BRINCANDO COM CULINÁRIA
Material
Ingredientes para o doce de batata doce:
1 quilo de batata doce cozida e espremida
1 xícara de chá de leite
1 lata de leite condensado
1 colher de manteiga
1 vidro de leite de coco
açúcar a gosto
Modo de preparo:
Levar todos os ingredientes ao fogo em uma panela, mexendo até conseguir uma consistência cremosa.
A Parlenda:
O DOCE PERGUNTOU PRO DOCE
QUAL É O DOCE MAIS DOCE
QUE O DOCE DE BATATA DOCE
O DOCE RESPONDEU PRO DOCE
QUE O DOCE MAIS DOCE
QUE O DOCE DE BATATA DOCE
É O DOCE DE BATATA DOCE
(Domínio Público)
Desenvolvimento:
Na culinária: Leve toda a família para a cozinha para preparar um delicioso doce. Durante o preparo da receita vamos explorar as texturas, os sabores, aromas e as quantidades dos ingredientes. Deixe que a criança participe com a supervisão de um adulto.
Na parlenda: O adulto poderá escrever a parlenda em uma cartolina, lousa ou folha e afixar na altura da criança, utilizando o texto escrito como apoio para recitar a parlenda. Permitir que a criança realize o desenho da parlenda e/ou colocar a parlenda cantada para ser ouvida são opções interessantes para esta proposta.
Benefícios:
As parlendas são versos infantis com rimas, que proporcionam aprendizagens através de brincadeiras e interações, além de ampliar o vocabulário e valorizar nossa cultura.
Durante a culinária, a criança entra em contato com os ingredientes e tem a oportunidade de sentir, tocar, estabelecer relações de quantidade e medida, enriquecer o vocabulário e interagir.
Para crianças que ainda não falam (TEA - Transtorno Do Espectro Autista - e outras deficiências), o adulto pode dar voz às suas ações e também atuar junto, respeitando o tempo de cada uma e estimulando a participação com maior autonomia.
Vídeo do Palavra Cantada para ouvir junto com a crianças:
CONCURSO DE FANTASIAS EM FAMÍLIA
Materiais:
roupas e sapatos da mamãe ou do papai
colar, brinco, boné, maquiagem e relógio
tapete para “passarela”
Construção:
Todo mundo tem no guarda roupas peças que, quando combinadas, podem se tornar uma linda fantasia! O que vale é usar a criatividade.
Desenvolvimento:
Escolher junto com as crianças peças de roupas, levando em consideração as preferências de cada uma. Você poderá observar que elas são capazes de surpreender a todos, fazendo combinações engraçadas, misturando elementos diferentes, usando a imaginação e criatividade. Após a seleção, pode-se realizar um belo desfile e tirar muitas fotos para registrar esse momento gostoso em família. Algumas crianças precisam da ajuda do adulto para vestir as peças de roupa. É importante respeitar o tempo e as escolhas de cada uma, dando maior autonomia e incentivando a participação na brincadeira.
Benefícios:
A brincadeira de faz de conta proporciona diversas possibilidades de interação. A seleção dos elementos que vão compor a “fantasia” traz para a criança possibilidades de escolha autônoma e de ampliação de vivências significativas.
TÊNIS DE BEXIGA
Materiais:
Pratos de papelão ou plástico
Palitos de picolé, garfo ou colher de plástico
Cola ou fita adesiva para colar o palito no prato
Bexiga
Barbante ou linha (opcional para demarcar a área do jogo)
Construção:
A brincadeira, feita em duplas, é muito simples. Basta um adulto encher uma bexiga para que as crianças a utilizem como bola de tênis. Para preparar a raquete, é preciso colar um palito ou garfo nos pratinhos.
Como opção, pode-se prender um barbante ou linha em duas cadeiras para transformar o ambiente em uma quadra.
Desenvolvimento e benefícios:
Depois de tudo preparado é hora de começar a brincadeira. Cada jogador deve impedir que o balão caia no chão ou dentro do local determinado; caso contrário, será ponto do adversário.
Para crianças com algum comprometimento motor, o adulto pode atuar no auxílio para os movimentos, permitindo que ela interaja dentro de suas habilidades e/ou possibilidades. Pequenas adaptações no ambiente ou até mesmo nas regras do jogo podem incluir todas as crianças, promovendo maior autonomia durante a brincadeira e também incentivando a participação.
Este jogo proporciona uma rica experiência aos participantes, pois promove o desenvolvimento motor e também apresenta uma situação significativa em que as crianças precisam manter-se atentas e concentradas para que a bexiga não encoste no chão.
BRINCANDO COM PETECA
Materiais: Dois pares de meia
Construção: Enrole 3 meias formando uma bolinha. Depois pegue outra meia e coloque a bolinha dentro dela e dê um nó.
Desenvolvimento: O primeiro momento será de exploração da “peteca”. A criança poderá brincar livremente , procurando bater na peteca para não deixá-la cair.
Desafios com a peteca:
1 - Com a palma da mão voltada para cima, tente dar o máximo de tapas na peteca que puder sem deixá-la cair.
2- Em dupla ou em roda, bata a peteca para quem estiver jogando com você, tentando mantê-la no alto. Caso a peteca cair, tente novamente.
Benefícios:
O jogo de peteca é um esporte predominantemente aeróbico, que proporciona flexibilidade das articulações, agilidade dos movimentos, amplia a capacidade respiratória, aumenta os reflexos e desenvolve a destreza. Algumas crianças com comprometimento motor podem jogar a peteca de acordo com suas habilidades e/ou possibilidades. A peteca pode ser lançada de diversas formas - o adulto ajudando no manuseio da peteca (fazer junto), a criança lançando com os pés - atendendo suas preferências. Para as crianças cadeirantes, fazer uma alavanca (lança peteca) com algum objeto (raquete, cabo de vassoura, pedaço de madeira, etc…) que a criança consiga, do seu jeito, lançar a peteca com maior autonomia. Adaptar o ambiente e as regras do jogo também auxilia a participação de todos e todas - fazer um jogo de peteca em que os participantes permaneçam sentados possibilita que a brincadeira seja divertida para todos. Enfim, o adulto deve usar a criatividade para que brincadeira inclua todos os participantes.
Para os bebês, pode ser oferecido esse material como bola de meia. Os bebês e as crianças bem pequenas podem explorar as bolas do seu jeito , descobrindo possibilidades de brincadeiras. Esta pode ser uma forma de maior interação com os adultos, que podem brincar junto: jogar a bola de meia com a criança, lançar para cima, colocar dentro de caixas, etc...