29/JULHO
Olá crianças e famílias!
Mais uma vez estamos aqui para trazer muitas brincadeiras e diversão.
Podemos estar onde nossa imaginação nos levar…
BEBÊS
BERÇÁRIO
AS CRIANÇAS QUE AMAVAM CAIXAS
As caixas são objetos que trazem inúmeras possibilidades de brincadeiras e pode não custar nada, pois nós as conseguimos em supermercados, em objetos que compramos, caixas de remédio, perfumaria etc. Sejam pequenas ou grandes, as crianças com certeza irão amar se divertir com elas.
MATERIAIS:
caixas de diferentes tamanhos e formatos
CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO:
Sugestões de brincadeiras com caixas:
Casinhas: se a caixa for grande, basta cortar portas e janelas, colocar alguns travesseiros e pronto. A diversão é garantida!
Carrinho: corte as abas superiores da caixa e as use para cortar círculos que servirão de rodas e não se esqueça de um círculo para o volante.
Móveis: fogão com acendedores de tampinhas de garrafa e bocas de CDs velhos, geladeiras, etc.
Circuito com caixas: túneis, obstáculos, labirintos, etc.
Encaixe de argolas: fure uma caixa de sucrilhos ou qualquer outra que tiver disponível e insira um canudo de papelão (desses que vem no papel toalha ou papel alumínio) e você terá um suporte para lançar argolas.
Adivinha qual é o bicho ou outros objetos: utilize a tampinha dos lenços umedecidos e coloque imagens que serão descobertas ao abri-los.
Arrume caixas pequenas e deixe que as crianças empilhem, enfilerem, coloquem umas dentro das outras, enfim, explorarem e pesquisarem as possibilidades de combinações entre as caixas, como desejarem.
Para crianças com comprometimento motor, ou que ainda não falam, é interessante destacar que o adulto participe da brincadeira, estimulando o vocabulário, orientando-a dentro do que foi sugerido, dando a ela a oportunidade de explorar este objeto de diferentes formas, e também que use a sua imaginação.
OBS: Se não conseguir ou estiver sem tempo para construir algo, disponha as caixas para as crianças e deixem que elas criem brincadeiras diversas com elas. Acredite, elas são capazes e adoram!
BENEFÍCIOS:
A exploração livre dos materiais permite à criança descobrir características e relações entre os objetos ao manipular, transformar e combinar as diferentes possibilidades dos materiais , tornando se gradativamente autônomas na transposição de seus desafios.
BRINCANDO COM LENÇOL
Para movimentar e brincar com a criançada nesses dias, podemos usar aquele lençol velho, que temos em casa.
MATERIAIS:
lençóis
cadeiras
pregadores
outros objetos que sirvam de apoio.
DESENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO:
Um lençol pode servir para construir inúmeras brincadeiras, entre elas:
1. Cabana - Quem nunca brincou de cabana quando era criança? Basta jogar o lençol sobre quatro cadeiras, amarrá-lo na porta do armário ou prendê-lo no sofá, ou ainda colocar cabos de vassoura entre a cama e o guarda roupas e jogar o lençol por cima e a brincadeira está pronta. As crianças adoram ficar dentro de cabanas, podendo criar, inventar e fantasiar ao mesmo tempo em que experimentam brincadeiras que são diferentes do seu dia a dia, assumindo diferentes papéis e se expressando através de ações e falas. É possível pegar panelas, talheres, potes plástico e levar tudo para a cabana, fazer a festa do pijama, brincar com lanternas ou contar aquela historinha…
As crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) podem ter algumas reações de desconforto em lugares mais fechados ou escuros. Construir cabanas mais altas com entrada de luz junto com a criança. Antecipando sobre o que é a brincadeira dará segurança para que elas aproveitem este espaço tão aconchegante.
Para crianças com deficiência física (cadeirante) retire a criança da cadeira de rodas colocando-a no chão para brincar, sempre que possível. É interessante destacar que o adulto participe da brincadeira.
2. Jogo do lençol - São necessárias no mínimo duas pessoas para brincar, cada uma segura uma ponta do lençol e joga uma bola sobre ele. Depois é só balançar o lençol, pra lá e pra cá, pra cima e pra baixo, rápido e devagar, forte e fraco. O desafio consiste em não deixar a bola cair.
Crianças com comprometimento motor, podem necessitar de auxílio para realizar os movimentos, recrie alguns, conforme as possibilidades dela. Uma sugestão é prender uma das pontas do lençol em seu pulso, dando a ela autonomia e apoio para o momento da brincadeira.
BENEFÍCIOS:
Essa brincadeira, além de divertida, permite a exploração de diferentes sentidos e enquanto se divertem adquirem, progressivamente algumas noções de relações como: pesado, leve, alto, baixo, entre outros. É importante ressaltar o quanto a criança tem preferência em brincar em ambientes semi fechados (cabanas ou tendas), pois essas áreas privadas oportunizam estar com ela mesma por alguns instantes, podendo nesses momentos, externalizar sentimentos como carinho, ciúme, raiva entre outros.
CRIANÇAS BEM PEQUENAS
GRUPO 1 • GRUPO 2 • GRUPO 3
REGANDO E CUIDANDO DAS PLANTINHAS
MATERIAIS:
Terra
Adubo natural
Pazinha ou colher
Regador ou garrafa com água
Potes
DESENVOLVIMENTO :
De oportunidade de a criança participar do processo de plantio, do cuidado e desenvolvimento das plantas. Chame atenção dela para os primeiros brotos, folhas ou flores, suas cores e tamanhos. Toda vez que for regar as plantas, convide as crianças a participarem ativamente desses momentos, mexendo na terra, regando, cheirando, descobrindo aromas variados, sentindo as diferentes texturas das folhas.
Oferecer momentos junto a natureza farão com que a criança perceba e aprenda a importância das plantas, que estas precisam de cuidados para se desenvolver, que fazer estas atividades em família aumenta o vínculo com os familiares. O plantio também é um momento bem divertido para as crianças, mas devemos estar atentos as plantas tóxicas que podem ser perigosas.
Criar de uma pequena horta caseira ou plantio em pequenos vasos de temperos ou de hortaliças(alecrim, manjericão, hortelã, pimenta, alface, etc) pode ser uma boa ideia!
Para algumas crianças com sensibilidades sensoriais, TEA (Transtorno do Espectro Autista) é importante oferecer objetos que auxiliam no manuseio da terra, deixando a criança livre para explorar conforme deseja, com os dedos, mãos ou utensílios.
BENEFÍCIOS:
Respeitar à natureza;
Preservar o meio ambiente;
Acompanhar o ciclo de vida das plantas;
Compartilhar momentos de interação com a família e de cuidado com as plantas;
Observar o crescimento das sementes e da necessidade de nutrientes, água e luz do sol para o seu desenvolvimento.
DESCOBERTA DOS CARIMBOS
Você já imaginou criar carimbos com textura de frutas, legumes, sucatas, folhas, e outros materiais que você tem em casa?
MATERIAIS:
Tampinha de garrafa
Garrafa pet fundo
Pés, mãos e digitais da criança
Frutas (maçã, laranja, limão)
Legumes (batata crua, pimentão, cenoura)
Objetos da natureza (gravetos, pedras, madeira, folhas)
Utensílios de cozinha (amassador de batata)
Esponja de lavar louça
Rolinhos de papel higiênico
Rolhas de garrafas
Papelão, papéis variados, azulejo, plástico, tecido (para carimbar)
Tinta guache ou tinta caseira
CONSTRUÇÃO:
Os vegetais e as frutas podem ser modelados com o formato que desejar ou apenas cortados ao meio com superfície lisa ou com relevo (esculpida por um adulto). Deixe que a criança use sua criatividade e imaginação para compor suas produções, carimbando como desejar.
Pensando nas crianças menores, também aquelas com algum comprometimento motor ou que ainda não falam (TEA – Transtorno do Espectro Autista), o chão é uma ótima opção para realizar essa proposta, faça pequenas variações de local, utilizando uma mesa como apoio e almofada para sentar ou simplesmente em pé. Na verdade o que vale é encontrar um posicionamento confortável para a criança.
Sugerimos que o adulto coloque a tinta (guache ou natural), em um pote baixo e largo, para oportunizar o manuseio e exploração. É importante que a criança possa explorar livremente os materiais, brincando à sua maneira. Experimente colocar uma música de fundo, pois amplia as possibilidades de movimento. O adulto pode brincar junto com a criança, interagindo de maneira divertida.
A presença bem próxima do adulto auxiliando no manuseio dos materiais e encorajando os pequenos a fazerem do seu jeito, é importante para as crianças com algum comprometimento visual.
Para brincar, basta molhar seu carimbo na tinta e aplicar no papel, no papelão, no plástico, no tecido ou até mesmo no azulejo que quando lavado a tinta sai. Essa brincadeira oferece a oportunidade de mesclar o carimbo com o desenho livre e optar qual o local que você quer carimbar.
DESENVOLVIMENTO E BENEFÍCIOS:
Por meio da exploração sensorial, a criança pesquisa os materiais e descobre novas formas e combinações compondo diferentes imagens. Amplia seu conhecimento do mundo, satisfaz sua curiosidade e tem a possibilidade de criar, ampliando seu repertório artístico.
CRIANÇAS PEQUENAS
GRUPO 4 • GRUPO 5
QUE SAUDADE DOS MEUS AMIGOS!
Vamos recordar os amigos da sala e escrever o nome deles?
MATERIAIS:
Lápis
Canetinha
Giz de cera
Caneta
Folhas diversas como papel sulfite, papel cartão ou cartolina.
CONSTRUÇÃO:
Separe os materiais com a ajuda da criança.
Converse com ela sobre suas lembranças da escola, quem são seus amigos e assim relembrar o nome deles.
Depois, com a ajuda da criança, faça uma lista com o nome dos amigos da escola que a criança conseguiu lembrar. Confeccione uma lista com os nomes dos amigos que a criança lembrar, deixe a lista à disposição, fixada na parede ou na porta (sugestão). A escrita dos nomes deve ser com letras maiúscula no formato imprensa (exemplo: FERNANDO) que é a letra que as crianças usam na escola.
Também podem ser confeccionadas placas com os nomes desses amigos, feitas com um papel mais resistente, como papel cartão. Para confecção das plaquinhas permita a criança escrever, com o apoio da lista ou sozinha, se a criança escreve com letras convencionais. Caso contrário, os nomes nas placas deve ser escrito por um adulto, pois estas placas também servirão de apoio para escrita da criança em suas produções.
Se necessário o adulto deve auxiliar na construção da escrita dos nomes dos amigos, faça uso de letras movéis, elas podem ser recortadas de jornais, revistas, ou até mesmo escritas com canetinha em um papel branco, (letra maiúscula formato imprensa), use fotos se possível, crianças com comprometimento na comunicação podem fazer uso de comunicação alternativa, solicite a escola alguns nomes de seus amigos para trabalhar em casa na construção dos cartões.
DESENVOLVIMENTO:
Estas placas podem ser usadas em diversas brincadeiras como amigo secreto( a criança sorteia uma placa e tem que dizer de quem é o nome escrito nela), jogo da memória( é preciso duas placas de cada nome),etc. A criança também poderá fazer desenhos para os amigos, colocando o seu nome e o do amigo para serem entregues quando do retorno à escola.
BENEFÍCIOS:
Identificar a escrita do próprio nome e dos amigos.
Reconhecer a função social da escrita do seu nome (identificar o que é meu)
Autonomia em relação a escrita a partir do que a criança já conhece, o nome dos amigos.
Reconhecimento e ampliação do repertório de letras.
A criança com algum comprometimento precisará da ajuda de um adulto para realizar a atividade, sempre respeitando as suas limitações. O adulto poderá recortar as letras de jornais ou revistas e colar em uma folha de papel para auxiliar a recordar o nome dos amigos.
JOGO DA ÁRVORE
MATERIAIS:
papel sulfite, papelão ou qualquer outro tipo de papel para a construção dos tabuleiros. A quantidade de tabuleiros vai depender do número de participantes.
tampinhas de garrafa, pedrinhas, grãos, bolinhas de papel, carretel ou outro material que facilite o manuseio da criança ao pegar para marcação dos pontos.
um dado convencional ou confeccionado com materiais recicláveis, como caixinhas de fósforo ou caixas de remédio.
CONSTRUÇÃO:
Convidar a criança para ajudar na construção dos tabuleiros que devem conter o desenho de uma árvore grande com as bolinhas representando as frutas. A quantidade de bolinhas pode variar de 5, 10, 15 ou 20 bolinhas, de acordo com a faixa etária e com desenvolvimento cognitivo de cada criança.
Se necessário faça o uso de um apoio visual dos números e suas respectivas quantidades, inicie o jogo com uma quantidade reduzida. Para crianças com baixa visão faça uso de um dado maior que você mesmo pode confeccionar, ou se preferir faça cartões grandes com os números e quantidade, uma árvore com cores contrastantes.
DESENVOLVIMENTO E BENEFÍCIOS:
Pode-se jogar em duplas ou cada participante com seu tabuleiro.
Cada participante deverá jogar o dado e colocar no tabuleiro a quantidade de peças correspondente aos pontos que tirou no dado.
Vence o jogo aquele que preencher a árvore primeiro!
MOMENTO DE RELAXAR: MASSAGENS
TODOS OS GRUPOS
JOGO DE TABULEIRO
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DIFERENTES FORMAS DE DESENHAR
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