24/JUNHO
E o que mais podemos fazer além de brincar?
Cantar, tomar um chá ou suco gostoso com as pessoas que moram conosco, ler um livro incrível, inventar palavras que não existem, e fazer de conta que todo mundo entendeu, tocar um instrumento musical, ou ainda ouvir uma boa música, dançando e cantando bem alto ...
Ser feliz pode não ser tão difícil quanto se pensa… é só aproveitar os bons momentos que a vida nos oferece. Descubra qual é o seu e pratique … reúna a família e aproveite!
HISTÓRIA COM OBJETOS
Materiais:
Luva, pelúcia, embalagem sem uso, copo, canudo.
Frasco, esponja, escova, pregador, caneta, sabonete, elástico.
Desenvolvimento:
Antes de iniciar a brincadeira, é preciso selecionar objetos conhecidos pelos participantes e/ou brinquedos para a criação de uma história.
O primeiro participante vai iniciar a narrativa e o outro membro da família irá mostrar, um de cada vez, os objetos que serão introduzidos na história. O “autor” deverá usar a criatividade para a construção de sua história, utilizando o nome dos objetos que serão mostrados a ele. Depois é só trocar os objetos e passar para o próximo participante, que também irá criar a sua história . Para as crianças que ainda não falam, o adulto pode narrar a história e solicitar que a criança mostre os objetos falados. O adulto pode ser modelo para a criança, mostrando como manusear os brinquedos, utilizando-se de expressões faciais que comuniquem algo e até fazer junto com a criança, para apoiá-la durante a história.
Benefícios:
Esta proposta possibilita a participação de todos os membros da família e contribui para o fortalecimento dos vínculos familiares, pois incentiva a cooperação entre os participantes. O potencial criativo das crianças também é ampliado com a prática de criar histórias.
É HORA DA FAXINA…
🎶Tchau preguiça
Tchau sujeira
Adeus cheirinho de suor
Oh...
Lava lava lava🎶
Chegou a hora de lavar os brinquedos… Do banho nas bonecas ao lava rápido, a diversão está garantida!
Materiais:
Recipientes de vários tamanhos com água, esponjas, retalhos de tecidos, escovinhas, sabonete ou detergente líquido e brinquedos que possam ser molhados.
Construção:
Organize o ambiente com os materiais e prepare as crianças com roupas confortáveis. Deixe-as livres para lavar e secar os brinquedos. A diversão pode ser no quintal, na varanda ou no box do banheiro. Vale ressaltar que a brincadeira pode começar com a lavagem dos brinquedos e continuar no próprio corpo.
Desenvolvimento e Benefícios:
Quem não gosta de brincar com água? Além de muito divertido, brincar com água estimula as sensações das crianças, levando-as a explorar com prazer e curiosidade, experimentando ações e combinações para criar e recriar várias formas de se apropriar desse elemento da natureza.
INSTRUMENTOS MUSICAIS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS
Materiais:
potes diversos
tampas diversas
chave
lata
fios diversos
barbante
lã
gravetos
pedaços de madeira
Construção:
Maracás
Pegue um pote vazio e limpo, coloque grãos secos (arroz, feijão, milho, por exemplo) e tampe o pote. Passe durex ou fita crepe para que o mesmo não abra.
Você pode decorar o pote com tinta, papéis, durex colorido ou qualquer material que tiver em casa.
Tambor com bexiga
Utilize uma lata de alumínio vazia e a envolva numa bexiga. Amarre as bordas da bexiga com um barbante e pronto! É só sair por aí batucando.
Pau de chuva
Construir um pau de chuva é bem simples. Você vai precisar de um rolo vazio de papel alumínio, arroz, tesoura e elástico.
Primeiro, decore o rolo de papel como preferir. Use um pedaço de papel e elástico para fechar um dos lados do rolo. Coloque o arroz , feche a outra extremidade e o pau de chuva estará pronto.
Desenvolvimento e Benefícios:
A música é, sem sombra de dúvidas, uma das formas de expressão mais prazerosas. É quando a criança pode descontrair-se e divertir-se. Toda atividade criadora em torno da elaboração de uma música, ou mesmo de sua interpretação deve ser oferecida à criança, o mais cedo possível. As crianças que apresentam algum comprometimento, inclusive motor, podem participar do seu jeito e os pais devem respeitar os tempos e necessidades de cada um. Eles podem explorar os objetos, com o adulto fazendo as ações junto com elas, quando necessário (Ex: segurar as mãos da criança para que ela consiga bater em uma lata, ajudando-a a segurar um chocalho ou amarrando este instrumento nos pulsos da criança para que ela possa produzir sons mais facilmente. Outra opção é que a criança fique somente apreciando os diversos tipos de sons, caso ela sinta-se mais à vontade desta maneira).
BOLAS DE SABÃO
Estamos sendo contemplados com lindos dias de sol! Nestes dias, brincar com água é ainda mais gostoso... Pensando nisso, que tal experimentar bolas de sabão?
Essa é uma proposta que as crianças gostam, em todas as idades.
Materiais:
Precisaremos de água, açúcar e detergente para preparar a “receita”. Não se esqueça do recipiente para colocar a mistura. Peçam a ajuda das crianças no preparo.
Receita:
- 250 ml de água;
- 2 colheres (chá) de açúcar;
- 100 ml de detergente. (utilizar com supervisão de um adulto)
Dissolva o açúcar na água e depois junte o detergente. Mexa com uma colher, porém sem misturar demais. O açúcar faz com que as bolas fiquem mais resistentes e, consequentemente, maiores, demorando mais tempo para estourarem. A mistura terá mais efeito se o líquido for feito no dia anterior.
As ferramentas utilizadas para a confecção das bolas podem ser as mais variadas possíveis. Propomos que abram as gavetas da cozinha e experimentem as possibilidades. Só assim descobrirão qual o melhor utensílio para bolas maiores e mais bonitas.
Caso precisem de uma ajudinha, seguem algumas (ideias) do que pode ser utilizado:
canudos
peneiras
funil
boca de garrafas plásticas
arames torcidos (aqueles de embalagens de alimentos).
Desenvolvimento e benefícios:
Façam muitas bolas pelas janelas de casa, no quintal ou na sacada, até mesmo para alegrar o dia de alguém que estiver olhando pela janela. Podem fazer bolas de sabão durante o banho também!
Brincando com as bolinhas, você poderá correr, pular sobre elas, desviar ou até estourá-las com as mãos. Pode-se observar sua transparência e também o seu colorido. São inúmeras as possibilidades que essa brincadeira proporciona.
Brincar com outras crianças e com os adultos de casa torna a brincadeira ainda mais prazerosa! É importante que todas as crianças participem do seu jeito. Algumas precisam do apoio direto do adulto para manusear os objetos e entender como podem brincar com os mesmos. O adulto pode ser modelo mostrando como fazer as bolhas de sabão e utilizando os diversos instrumentos citados acima, respeitando o tempo e a escolha de cada criança. Divirtam-se!!!!!
CESTO DE TESOUROS
Materiais:
uma panela, um cesto, caixa de papelão, caixa organizadora, bacia de roupas ou outro recipiente grande e de fácil acesso à criança.
objetos para manipulação, que podem ser variados e com diferentes texturas, pesos, temperaturas, formas, cores, sons, sempre de acordo com a disponibilidade de cada família. Algumas ideias: colher de pau, colher de metal (concha, escumadeira), tampa de panela, panelas pequenas, pincéis, buchas (cozinha, banho), chaves, escovinhas (de dente, de roupa, de unha, de cabelo), peneiras, funis, caixinhas, potes com tampa, panos com diferentes texturas, elementos da natureza como pinhas, gravetos, folhas e o que mais houver à disposição.
Construção:
O cesto de tesouros é uma proposta divertida, fácil de preparar e muito rica em possibilidades, experimentações e descobertas.
Sugerimos que o adulto não deixe outros brinquedos por perto para que as crianças possam explorar diferentes texturas, consistências, temperaturas e materiais que não são de plástico.
Os objetos selecionados devem ser colocados em um recipiente, de forma que os pequenos possam visualizar e ter acesso aos objetos. Colocar este recipiente próximo ao bebê e permitir que ele possa fazer movimentos com o corpo para alcançar os materiais, explorá-los com autonomia e descobrir suas características.
Desenvolvimento e Benefícios:
Esta é uma proposta que contribui para o desenvolvimento da autonomia da criança, amplia as possibilidades de investigação e de estabelecimento de relações entre a ela e os objetos.
BRINCANDO COM TECIDOS
Agora é hora de usar a criatividade e proporcionar momentos de pura diversão e interação familiar! Brinquem juntos, vai ser muito divertido!
Materiais:
tecidos de diversos tamanhos e texturas (grandes, médios, pequenos): Fronhas, lençóis, toalhas de banho ou de mesa, cobertores, colchas, fraldinhas ou qualquer tipo de retalho de tecido.
alguns objetos aconchegantes que as crianças usam para dormir, como: “naninhas”, almofadas, travesseiros, pelúcias, brinquedos sonoros, músicas para o soninho, objetos e brinquedos de uso diário (bonecas, banheiras, etc.).
Desenvolvimento e Construção:
As crianças poderão brincar espontaneamente, descobrindo diferentes possibilidades de experimentação com o material, como: arrastar, construir casas (cabanas), brincar de esconde-esconde, amarrar em diferentes locais (inclusive ao corpo), construir ninhos e o que mais elas desejarem. Para algumas crianças com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), o adulto pode brincar junto, fazendo narrativas que acompanhem suas ações. O tecido também auxilia na propriocepção, que é a capacidade de sentir o corpo (neste caso, com o auxílio do tecido), de localizar-se no espaço e de ampliar as experiências sensoriais. Uma contribuição importante do trabalho com tecidos para crianças com TEA é a possibilidade que este material proporciona de acalmar e acolher algumas crianças com maior sensibilidade ao toque ou com extrema agitação.
A ideia é oferecer os tecidos como material lúdico, para que a criança use sua criatividade e imaginação. Esses tecidos poderão ser utilizados para incorporar personagens como princesas, reis, rainhas e super-heróis. As capas poderão ser produzidas por meio de amarrações com o próprio tecido.
As cabanas podem ser penduradas em varais ou utilizando barbantes, pregadores de roupa, etc. Abusem da criatividade junto com as crianças, garantindo divertidas possibilidades de brincar.
Benefícios:
Brincar possibilita o desenvolvimento do processo de aprendizagem das crianças por meio do estabelecimento de relações e construção de vínculos afetivos. A brincadeira amplia a capacidade de expressão e proporciona uma viagem ao mundo da imaginação. É uma ótima opção para a interação familiar.
As crianças experimentam o mundo e as sensações, desenvolvem sua autonomia e criatividade por meio da brincadeira e da interação.