07/ABRIL

O período de afastamento social ainda prevalece… a distância da escola se faz necessária como modo de evitar agrupamentos de um grande número de pessoas.

Pensando nesse contexto, no documento anterior encaminhado às famílias, reunimos algumas orientações que podem atrair as crianças e permitir a interação de toda a família. São brincadeiras possíveis de serem realizadas em casa.

Com base no currículo do nosso município, reuniremos aqui mais algumas indicações de materiais adequados para a exploração de todas as crianças, além de sugestões de brincadeiras que aproximam a família, permitindo que um período tão delicado possa ser aproveitado de maneira lúdica.

O que a família pode fazer em casa é contribuir para que a curiosidade e a atividade espontânea de todas as crianças permaneçam sensíveis, permitindo que elas continuem estabelecendo relações, investigando o mundo que as cerca e vivenciando a cultura na qual está inserida, de acordo com suas habilidades, preferências e seu desenvolvimento, respeitando o seu tempo e suas necessidades.

Assim, como manter todas as crianças brincando e aprendendo em casa, neste momento inédito?

Pensando nisso, relacionamos a seguir sugestões de brincadeiras e momentos privilegiados de interação familiar, considerando que os dois aspectos - a brincadeira e a interação - são a base do trabalho na Educação Infantil.


PROPOSTAS

Acervo pessoal

BRINCADEIRA DE FAZ DE CONTA

Detetive, aventureiro, médico, cozinheiro, lavanderia, cientista, marinheiro, acampamento, piquenique, pizzaria, biblioteca, escritório, casinha, dentre outras. É fundamental permitir que todas as crianças expressem as ideias de maneira própria, sem a necessidade de orientá-las. Este deve ser um momento de interação e diversão, sem a preocupação de agir de determinada maneira, sem seguir modelos. O papel do adulto será de extrema importância para auxiliar a criança a reunir os materiais, colaborar na organização dos ambientes e ajudar quando for solicitado, dando oportunidades às falas e ações dos pequenos. Para algumas crianças não verbais (TEA- Transtorno do Espectro Autista ou outras deficiências), o adulto pode atuar junto nas brincadeiras dando significado às ações das crianças, sendo a voz delas e/ou reproduzindo oralmente o que estão fazendo naquele momento.

EMEI Irineu da Silva

MÚSICAS

As expressões por meio do canto (pode ter a música ao fundo ou somente a melodia para brincar de karaokê) e da dança envolvem duas das linguagens da criança. Apresentar diferentes ritmos para todas as crianças, também amplia o seu conhecimento da cultura local e do mundo. Para crianças não verbais (TEA - Transtorno do Espectro Autista - ou outras deficiências), o adulto pode oferecer, para que a criança participe mais ativamente da brincadeira, instrumentos musicais ou objetos em que possam fazer batucadas, produzindo sons.

BRINCADEIRAS COM LUZ E SOMBRA

Brincadeiras com luz e sombra, explorando lanternas ou a própria luz solar. Pode-se, neste momento, utilizar os próprios brinquedos das crianças, criar personagens ou objetos de papel para observar a sombra projetada. O corpo da criança também é excelente para produzir sombras divertidas na parede, chão ou teto.

MUNDO LETRADO

Incentivar o contato com o mundo letrado, deixando disponíveis papéis, canetas, lápis e também letras móveis (são letras maiúsculas “de forma”, também conhecidas como “bastão” ou “imprensa”, que podem ser confeccionadas em papel ou outro material que a família dispõe em casa). Caso seja do interesse da família, encaminhamos ao final deste documento um anexo com as letras do alfabeto.

É interessante solicitar a ajuda da criança para preparar listas de compras, de tarefas a realizar, avisos para a família ou bilhetes. Vale lembrar que a forma de escrever de cada criança deve ser respeitada e valorizada, pois faz parte de um complexo processo de construção da escrita.

Para as crianças com algum comprometimento motor, o adulto pode escrever por ela, sempre considerando o que a criança está ditando (deve-se escrever da forma que a criança fala). Outra opção é oferecer letras móveis e auxiliar as crianças no manuseio dessas letras (se necessário), respeitando o seu tempo e suas condições motoras.

BAÚ DE MEMÓRIAS

Abrir o baú de memórias da família e rever fotos antigas é uma rica experiência. Transmitir os valores, afetos e realidades de gerações passadas aproxima a família e permite à criança participar de um outro momento do tempo de seus familiares, trazendo à tona sentimentos de carinho e pertencimento. Observar objetos de um outro tempo, vestimentas e brinquedos permite à criança aproximar-se do processo de evolução da tecnologia, costumes e educação de cada cultura.

CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS

Os brinquedos sugeridos podem ser facilmente construídos em casa e é fundamental incluir as crianças na construção. Lembre-se que a criança, por menor que seja, é capaz de decidir o que quer fazer e pode ser ativa no processo.


PANO É BRINQUEDO

Materiais: Lenço ou retalho de tecido de, no mínimo, 35x35 cm.

Construção: Quando o bebê brinca regularmente com sua mão e mostra interesse nas coisas ao redor, pode-se dispor um lenço amontoado ao seu lado. O volume facilita a visualização e a preensão. Coloque a uma distância que ele consiga alcançar o objeto.

Desenvolvimento e Benefícios: Os paninhos podem ser os primeiros brinquedos do bebê. São macios, leves, flexíveis, fáceis de segurar e não o machucam se caírem no rosto, servindo para brincar e acalentar. Cores contrastantes e estampas definidas chamam a atenção de bebês entre 3 e 6 meses.

COLEÇÃO DE OBJETOS CÔNCAVOS

Materiais: Potes de sobremesa, forminhas de empada ou cupcake, potes de iogurte, potes plásticos, etc

Construção: Deixar ao alcance da criança para ela explorar livremente. Os brinquedos sugeridos neste material podem ser facilmente construídos ou encontrados em casa, podendo inclusive propiciar interação entre crianças de diferentes idades.

Desenvolvimento e Benefícios: À medida que vão progredindo em seu desenvolvimento, por iniciativa própria todas as crianças são capazes de selecionar objetos similares e exercer sobre eles uma série de ações: bater, colocar em cima ou dentro, separar, juntar.

Por meio destas ações vão estruturando as primeiras noções de espaço, tempo, tamanho, como: dentro-fora, grande-pequeno, em cima-embaixo, antes-depois.


+ IDEIAS

Brinquedos não estruturados que ajudam no Desenvolvimento

Suzana Soares

Concluindo nossa conversa e retomando as orientações que enviamos no documento anterior, vale lembrar que a brincadeira e a interação devem estar presentes nos diversos momentos do dia. A criança deve ser convidada a participar sempre que possível, partilhando a rotina da família com todos para que sinta-se acolhida e ativa.

O momento de distanciamento social, para boa parte das famílias, pode ser aproveitado como um período favorável à realização de tarefas que, por força do tempo reduzido, as pessoas costumam adiar. Reorganizar gavetas, guarda roupas e armários são propostas possíveis e devem envolver toda a família, favorecendo os momentos de interação. As crianças podem participar de momentos de organização, ajudando na arrumação de gavetas, e separando alguns itens. Ajudar o adulto lavando frutas antes de colocar na fruteira (mostrando a importância da higienização), entregar os prendedores para o adulto que está estendendo a roupa, organizar a gaveta de talheres, separar meias, colocar ração para o animal de estimação, lavar ou enxugar algumas peças de louça - com a supervisão do adulto - e regar plantas são algumas ações cotidianas que as crianças podem realizar, respeitando o seu ritmo.

Que possamos, como diz o Professor Paulo Fochi, continuar acolhendo as crianças e suas famílias, celebrando a ética dos encontros.

Ao longo das próximas semanas, estaremos conectados pelo fio que nos une… as crianças.

Até lá

Equipe Educação Infantil - SEEDUC e CECAPE/2020