22/ABRIL
Queridas crianças e suas famílias…
Esperamos que todos estejam bem, permanecendo em casa e cuidando de si e de todos ao seu redor. Sabemos que este momento é delicado, mas reiteramos como nas semanas anteriores, que estamos aqui com vocês, para aproveitarmos os brinquedos e as possibilidades infinitas que os objetos de casa nos dão; viver novas experiências em família e muito mais. Sempre é possível ver o lado positivo das coisas nessas voltas que o mundo dá … até mesmo nestes momentos é possível aprender muitas coisas ao lado das pessoas que amamos!
Reunimos mais algumas indicações pautadas no Currículo Municipal e na BNCC, para enriquecer estas vivências. Vamos lá!
ANDAR COM "PÉS DIFERENTES"
Toda criança adora experimentar e brincar com os calçados dos adultos!! Aproveitando esse interesse dos pequenos, podemos propor uma brincadeira bem legal. Você vai precisar somente de diferentes tipos e tamanhos de calçados (botas, sandálias, chinelos, tênis, sapatos com salto, pés de pato, pantufas, ou o que tiver em casa). De preferência, os calçados deverão ser maiores que o pé da criança.
A ideia é que a criança escolha o sapato que quer usar ( pode ser um pé de cada, pés invertidos…) e escolha também como quer se movimentar (arrastando-se , correndo, pulando ou inventando diferentes maneiras de se deslocar, de acordo com a sua criatividade). Para as crianças com algum comprometimento motor, o adulto pode ajudar ou deixá-las fazerem do seu jeito, encorajando-as.
Esta proposta favorece o desenvolvimento motor, o equilíbrio e a atenção
AREIA DE FARINHA
As atividades sensoriais são de grande importância para o desenvolvimento da primeira infância. Permitem a exploração com as mãos e também com todo o corpo, possibilitando a criação de formas e objetos através da imaginação.
Para esta proposta, sugerimos uma receita simples, rápida e que rende muita diversão! Vamos lá!
Misture 4 xícaras de chá de farinha de trigo e ½ xícara de chá de óleo (qualquer tipo de óleo serve). É só isso! O resultado é bem parecido com a areia convencional e fica bem deliciosa para mexer. O ponto dessa nossa receita será quando a areia ficar úmida pelo óleo, parecida com o aspecto de areia de praia molhada. Se a família tiver corante de alimentos em casa, pode acrescentar à receita para torná-la mais atrativa e divertida. Permita que as crianças também se envolvam nessa produção!
Para estimular ainda mais a criatividade, disponibilize alguns objetos como peneiras, potes de iogurte vazios, palitos de sorvete e forminhas.
Será muito prazeroso para toda a família!
ARTE NAS JANELAS
Neste período de isolamento que estamos vivendo, precisamos ultrapassar barreiras. Nossos pequenos estão passando por um momento único. O que para nós é um tempo de preocupação, para eles é uma fase de estar junto, brincando, pintando,escrevendo...
A fim de colorir este momento, é uma boa ideia colocar todos da família para desenhar, colar, pintar e escrever palavras de apoio. Para as crianças com algum comprometimento motor, os adultos podem fazer junto, escolhendo o recurso mais adequado para a necessidade daquela criança. Vamos aproveitar as janelas, sacada, tela de proteção e portas para montar um varal com os nossos desejos e emoções.
Para esta proposta, precisamos dos seguintes materiais:
Lápis de cor, canetinhas, canetas diversas, giz de cera, tinta caseira, tesoura, cola, papelão, jornal, revistas, barbante, linhas ou lãs, tecidos, garrafas pet, fotos… ou quaisquer outros materiais que estiverem disponíveis.
Vamos colorir nossa cidade! Que a alegria e vontade de viver continuem, tendo a certeza de que tudo isso vai passar!!!!!!
BOIA OU AFUNDA?
A brincadeira boia ou afunda pode ser realizada no momento de banho ou em um cantinho mais adequado da casa, onde seja possível e seguro mexer com água. Para essa brincadeira, vamos precisar de:
• Um recipiente fundo (bacia, balde, etc.)
• Água
• Objetos pequenos (colheres, tampinhas de garrafa, bolinhas, bonequinhos, pedrinhas, carrinhos e quaisquer outros que possam ser molhados).
Disponibilize estes materiais para as crianças e deixe que elas os explorem. Pedir que as crianças falem o que acham que vai acontecer com o objeto ao ser colocado na água é uma brincadeira que faz com que elas apresentem as suas ideias e as confrontem com aquilo que observam ao realizar a experiência. Para as crianças com comprometimento motor, o adulto pode fazer as ações junto, respeitando o tempo e o jeito delas. É importante também ir conversando e dando significado para as ações das crianças, principalmente para as bem pequenas e as que ainda não falam (TEA - Transtorno do Espectro Autista ou outras deficiências).
DESCOBRINDO SABORES
A hora da alimentação durante a quarentena vem enlouquecendo as famílias! As crianças nem sempre aceitam com facilidade os alimentos.
Criar uma rotina que inclua os horários de alimentação ajuda muito neste processo e pode ajudar a transformar este momento em algo prazeroso tanto para a criança quanto para a família.
Precisamos considerar que as crianças têm preferências e gostos particulares e é importante respeitar essas escolhas. Deixar a criança se lambuzar com os pedaços de melão, tampas de laranja, comer livremente o morango deixando o rosto avermelhado, contribui para que ela amplie seu repertório de sabores!! É fundamental permitir que ela conheça a fruta ou legume que lhe é oferecido, sem triturar, liquidificar ou transformar em papas.
A criança vai aprender a identificar as diferentes texturas, reconhecer os sabores doces, azedos, salgados ou amargos. É importante fazer desse processo um momento agradável, livre de culpa ou da obrigação de ter que se alimentar. Vale o prazer da degustação!
TEATRO DE SOMBRAS
Histórias são sempre um convite à criatividade, uma porta de entrada para um mundo cheio de fantasia e mistério. Ler ou ouvir histórias nos permite criar laços, emocionar-se e envolver-se com os mais diversos personagens e contextos.
Hoje trazemos uma proposta diferente de contato com o universo literário: teatro de sombras
MAIS IDEIAS
BRINCAR DE DESCOBRIR OS SONS
Podemos realizar muitas descobertas em família. Que tal confeccionar um brinquedo sonoro e perceber diferentes tipos de sons? O vídeo a seguir nos mostra algumas possibilidades: