6/MAIO
Tem alguém aí com saudades?
Tem saudade sua espalhada por todo lugar aqui!
Mas nós estamos pensando sempre em vocês e preparando propostas legais para brincarem com suas famílias e se divertirem juntos.
QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA
A música remete a memórias afetivas e emocionais, desde o momento em que o bebê está no ventre da mãe até a sua vida adulta.
Pensando nisso, que tal brincar com a música de uma forma leve, sensível e acolhedora?
Materiais:
Objetos de metal como: latas vazias, canecas, pratos, colheres e caixas, molho de chaves e outros que vocês tenham em casa e que possam ser explorados com segurança pelas crianças.
Construção:
Basta dispor os materiais de forma atrativa e organizada, de preferência sobre um tecido. Pode ser no quintal, na sacada, na sala, no quarto ou na cozinha.
Desenvolvimento e Benefícios:
A criança é um ser brincante e é por meio das brincadeiras, da ludicidade e nas interações que aprende, se envolve, se desenvolve, descobre e se encanta.
Convide o bebê ou a criança a explorar e participar desse momento divertido em família, em que muitas descobertas poderão acontecer!
Propiciar diferentes momentos envolvendo a música para os bebês e as crianças contribui favoravelmente para o seu desenvolvimento motor, rítmico e oral.
Pensando em contribuir com o repertório de canções, criamos uma playlist para as famílias ouvirem neste momento de distanciamento social, disponível no Spotify:
AVIÃOZINHO DE PAPEL
Materiais:
Folha de papel para produzir o avião
Durex colorido para demarcar um espaço no chão
Vasilha plástica ou panela grande.
Construção:
Uma folha de papel pode oferecer várias possibilidades de brincadeiras: colagem, desenho, jogos, além de ganhar diferentes formas por meio de dobras. Hoje, iremos propor uma divertida brincadeira: aviãozinho de papel!
Desenvolvimento:
Lance o avião em qualquer direção ou determine variados destinos com diferentes distâncias para o seu pouso, utilizando espaços demarcados no chão com durex colorido. Panelas grandes ou vasilhas de plástico também podem servir de “pista” para os aviões pousarem.
O que podemos descobrir ?
Até onde essa aeronave pode voar?
Perto ou longe?
Vamos todos tentar?
A diversão está garantida!!!
Benefícios:
O objetivo desta proposta é testar, explorar, criar, descobrir e aperfeiçoar movimentos, correndo, agachando, levantando, arremessando, etc., para conseguir o melhor lançamento. O adulto pode ser modelo nessa brincadeira mostrando como se faz, principalmente para as crianças bem pequenas ou para aquelas com algum comprometimento motor. Brincar junto é sempre mais divertido!
DESENHO NA CAIXA DE PAPELÃO
Material :
Uma ou mais caixas de papelão (podem ser de diferentes tamanhos), canetinhas, lápis de cor, canetão, giz de cera, caneta esferográfica, carvão, lápis grafite, etc.
Construção:
Deixe ao alcance das crianças o material oferecido para que explorem de diversas maneiras.
Desenvolvimento e Benefícios:
Por meio da brincadeira a criança aprende, se desenvolve, se arrisca, explora e descobre o mundo. Por isso, fazer escolhas de como e de que forma brincar é muito importante para a criança. As caixas são ricas em possibilidades de escolhas e as crianças são capazes de encontrar diversas maneiras de explorá-las e desenhar nelas. É possível adaptar os riscadores para as crianças bem pequenas ou com algum comprometimento motor. Nesses casos a broxinha (com cabo mais grosso), giz de cera jumbo e canetinhas mais grossas, já contribuem bastante para a preensão das crianças.
GELATINA COM FRUTAS
Qual a criança que não aprecia gelatina, sua cor, sua consistência e seu frescor? Se tiver oportunidade de preparar juntamente com a mamãe, o papai e os irmãos, o sabor ficará melhor ainda! E quantas aprendizagens esse preparo em família pode trazer, além do convívio e do estreitamento de laços nesses tempos tão difíceis que estamos vivendo?
Materiais:
Fruta da preferência da criança;
Gelatina do sabor escolhido;
Água;
Tigela plástica e utensílios para mexer a gelatina;
Potes plásticos para colocar a gelatina.
Construção e benefícios:
Seguir a preparação da gelatina, conforme as orientações da caixinha.
Como fazer as crianças participarem dessa proposta tão simples? Possibilitando que elas atuem em todas as etapas dessa receita.
E se incrementarmos essa preparação com pedacinhos de frutas cortadas com a ajuda dos nossos pequenos? Por que não?
Basta separarmos as frutas e lavá-las com a ajuda das crianças, que já estarão aprendendo sobre a importância da higiene dos alimentos e da presença de frutas na alimentação.
Para cortá-las pode-se disponibilizar facas plásticas pequenas ou oferecer os pedaços pré-cortados pelos adultos. Para as crianças com dificuldades motoras, os adultos podem ajudar a segurar os utensílios, as frutas, a faca ou mesmo dar apoio às mãos.
Durante o preparo é importante estimular os pequenos a falarem sobre o que estão fazendo, suas preferências, os cheiros que sentem da gelatina e das frutas, a temperatura da água, entre outras coisas.
Uma boa conversa e muita exploração sempre trazem muitas aprendizagens! Então, vamos lá?
HORA DA MELECA - BRINCADEIRAS SENSORIAIS
Brincar é coisa séria!
O ato de brincar possibilita o desenvolvimento do processo de aprendizagem das crianças por meio do estabelecimento de relações e construção de vínculos afetivos. Elas experimentam o mundo e as sensações, desenvolvem sua autonomia e imaginação por meio da brincadeira e da interação.
Que tal fornecer às crianças materiais que temos em casa para explorarem e brincarem?
Não tem espaço para a bagunça? Este também não é um problema, já que até o box do banheiro serve de espaço para a investigação das crianças.
Então vamos lá, é hora de usar a criatividade e proporcionar momentos de pura diversão e interação familiar! Brinquem juntos, vai ser muito divertido!
Materiais:
Bacia, colheres, peneiras, potes, etc…
Farinha ( fubá, trigo, mandioca, amido de milho, etc.), macarrão cozido, sagu, gelatina, arroz, feijão, entre outros.
Construção:
Preparar uma bacia com o material escolhido e oferecer os vários objetos para a exploração, utilizando o espaço disponível (quintal, sacada ou box do banheiro).
Desenvolvimento:
Deixar que a criança explore e investigue os materiais livremente, descobrindo as texturas e as diferentes possibilidades de brincadeiras. Algumas crianças têm sensibilidade ao manusear algumas texturas. É importante respeitá-las e gradativamente oferecer o material, partindo do que elas já aceitam tocar. Aos poucos, os adultos podem inserir diferentes texturas e perceber quais delas agradam mais às crianças.
Benefícios:
Auxilia o desenvolvimento motor e a progressiva conquista da autonomia.
Amplia a capacidade de expressão e imaginação
É uma ótima opção para a interação familiar.
TEATRO DE FANTOCHES
No teatro de fantoches, a criatividade vai comandar o espetáculo. Qualquer objeto e material reciclado, desde um simples palito de sorvete até diferentes tipos de caixas, podem se transformar em personagens que alegrem os dias das crianças.
Materiais:
Rolos de papel higiênico
Pratinhos de papelão
Caixas de papelão de diferentes tamanhos
Papéis diversos
Lápis de cor
Cola
Tesoura
Tampinhas de garrafa
Pregadores
Construção:
Os adultos começam a contar as histórias, que podem ser conhecidas ou inventadas, usando os fantoches para tornar o momento mais atrativo. Depois as posições se invertem e as crianças recontam histórias conhecidas e também inventam seus próprios enredos.
Benefícios:
As histórias ajudam a estimular a criatividade e proporcionam uma viagem ao mundo da imaginação, o que é muito importante para as crianças.
Agora é só usar a imaginação. Uma ótima diversão em família!