6/MAIO

Tem alguém aí com saudades?

Tem saudade sua espalhada por todo lugar aqui!

Mas nós estamos pensando sempre em vocês e preparando propostas legais para brincarem com suas famílias e se divertirem juntos.

QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA

A música remete a memórias afetivas e emocionais, desde o momento em que o bebê está no ventre da mãe até a sua vida adulta.

Pensando nisso, que tal brincar com a música de uma forma leve, sensível e acolhedora?

Materiais:

Objetos de metal como: latas vazias, canecas, pratos, colheres e caixas, molho de chaves e outros que vocês tenham em casa e que possam ser explorados com segurança pelas crianças.

Construção:

Basta dispor os materiais de forma atrativa e organizada, de preferência sobre um tecido. Pode ser no quintal, na sacada, na sala, no quarto ou na cozinha.

Desenvolvimento e Benefícios:

A criança é um ser brincante e é por meio das brincadeiras, da ludicidade e nas interações que aprende, se envolve, se desenvolve, descobre e se encanta.

Convide o bebê ou a criança a explorar e participar desse momento divertido em família, em que muitas descobertas poderão acontecer!

Propiciar diferentes momentos envolvendo a música para os bebês e as crianças contribui favoravelmente para o seu desenvolvimento motor, rítmico e oral.

Pensando em contribuir com o repertório de canções, criamos uma playlist para as famílias ouvirem neste momento de distanciamento social, disponível no Spotify:

PARA OUVIR CLIQUE AQUI

AVIÃOZINHO DE PAPEL

Materiais:

Folha de papel para produzir o avião

Durex colorido para demarcar um espaço no chão

Vasilha plástica ou panela grande.

Construção:

Uma folha de papel pode oferecer várias possibilidades de brincadeiras: colagem, desenho, jogos, além de ganhar diferentes formas por meio de dobras. Hoje, iremos propor uma divertida brincadeira: aviãozinho de papel!

Desenvolvimento:

Lance o avião em qualquer direção ou determine variados destinos com diferentes distâncias para o seu pouso, utilizando espaços demarcados no chão com durex colorido. Panelas grandes ou vasilhas de plástico também podem servir de “pista” para os aviões pousarem.

O que podemos descobrir ?

Até onde essa aeronave pode voar?

Perto ou longe?

Vamos todos tentar?

A diversão está garantida!!!

Benefícios:

O objetivo desta proposta é testar, explorar, criar, descobrir e aperfeiçoar movimentos, correndo, agachando, levantando, arremessando, etc., para conseguir o melhor lançamento. O adulto pode ser modelo nessa brincadeira mostrando como se faz, principalmente para as crianças bem pequenas ou para aquelas com algum comprometimento motor. Brincar junto é sempre mais divertido!

DESENHO NA CAIXA DE PAPELÃO

Material :

Uma ou mais caixas de papelão (podem ser de diferentes tamanhos), canetinhas, lápis de cor, canetão, giz de cera, caneta esferográfica, carvão, lápis grafite, etc.

Construção:

Deixe ao alcance das crianças o material oferecido para que explorem de diversas maneiras.

Desenvolvimento e Benefícios:

Por meio da brincadeira a criança aprende, se desenvolve, se arrisca, explora e descobre o mundo. Por isso, fazer escolhas de como e de que forma brincar é muito importante para a criança. As caixas são ricas em possibilidades de escolhas e as crianças são capazes de encontrar diversas maneiras de explorá-las e desenhar nelas. É possível adaptar os riscadores para as crianças bem pequenas ou com algum comprometimento motor. Nesses casos a broxinha (com cabo mais grosso), giz de cera jumbo e canetinhas mais grossas, já contribuem bastante para a preensão das crianças.


GELATINA COM FRUTAS

Qual a criança que não aprecia gelatina, sua cor, sua consistência e seu frescor? Se tiver oportunidade de preparar juntamente com a mamãe, o papai e os irmãos, o sabor ficará melhor ainda! E quantas aprendizagens esse preparo em família pode trazer, além do convívio e do estreitamento de laços nesses tempos tão difíceis que estamos vivendo?

Materiais:

Fruta da preferência da criança;

Gelatina do sabor escolhido;

Água;

Tigela plástica e utensílios para mexer a gelatina;

Potes plásticos para colocar a gelatina.

Construção e benefícios:

Seguir a preparação da gelatina, conforme as orientações da caixinha.

Como fazer as crianças participarem dessa proposta tão simples? Possibilitando que elas atuem em todas as etapas dessa receita.

E se incrementarmos essa preparação com pedacinhos de frutas cortadas com a ajuda dos nossos pequenos? Por que não?

Basta separarmos as frutas e lavá-las com a ajuda das crianças, que já estarão aprendendo sobre a importância da higiene dos alimentos e da presença de frutas na alimentação.

Para cortá-las pode-se disponibilizar facas plásticas pequenas ou oferecer os pedaços pré-cortados pelos adultos. Para as crianças com dificuldades motoras, os adultos podem ajudar a segurar os utensílios, as frutas, a faca ou mesmo dar apoio às mãos.

Durante o preparo é importante estimular os pequenos a falarem sobre o que estão fazendo, suas preferências, os cheiros que sentem da gelatina e das frutas, a temperatura da água, entre outras coisas.

Uma boa conversa e muita exploração sempre trazem muitas aprendizagens! Então, vamos lá?

HORA DA MELECA - BRINCADEIRAS SENSORIAIS

Brincar é coisa séria!

O ato de brincar possibilita o desenvolvimento do processo de aprendizagem das crianças por meio do estabelecimento de relações e construção de vínculos afetivos. Elas experimentam o mundo e as sensações, desenvolvem sua autonomia e imaginação por meio da brincadeira e da interação.

Que tal fornecer às crianças materiais que temos em casa para explorarem e brincarem?

Não tem espaço para a bagunça? Este também não é um problema, já que até o box do banheiro serve de espaço para a investigação das crianças.

Então vamos lá, é hora de usar a criatividade e proporcionar momentos de pura diversão e interação familiar! Brinquem juntos, vai ser muito divertido!

Materiais:

Bacia, colheres, peneiras, potes, etc…

Farinha ( fubá, trigo, mandioca, amido de milho, etc.), macarrão cozido, sagu, gelatina, arroz, feijão, entre outros.

Construção:

Preparar uma bacia com o material escolhido e oferecer os vários objetos para a exploração, utilizando o espaço disponível (quintal, sacada ou box do banheiro).

Desenvolvimento:

Deixar que a criança explore e investigue os materiais livremente, descobrindo as texturas e as diferentes possibilidades de brincadeiras. Algumas crianças têm sensibilidade ao manusear algumas texturas. É importante respeitá-las e gradativamente oferecer o material, partindo do que elas já aceitam tocar. Aos poucos, os adultos podem inserir diferentes texturas e perceber quais delas agradam mais às crianças.

Benefícios:

Auxilia o desenvolvimento motor e a progressiva conquista da autonomia.

Amplia a capacidade de expressão e imaginação

É uma ótima opção para a interação familiar.


TEATRO DE FANTOCHES

No teatro de fantoches, a criatividade vai comandar o espetáculo. Qualquer objeto e material reciclado, desde um simples palito de sorvete até diferentes tipos de caixas, podem se transformar em personagens que alegrem os dias das crianças.

Materiais:

Rolos de papel higiênico

Pratinhos de papelão

Caixas de papelão de diferentes tamanhos

Papéis diversos

Lápis de cor

Cola

Tesoura

Tampinhas de garrafa

Pregadores

Construção:

Os adultos começam a contar as histórias, que podem ser conhecidas ou inventadas, usando os fantoches para tornar o momento mais atrativo. Depois as posições se invertem e as crianças recontam histórias conhecidas e também inventam seus próprios enredos.

Benefícios:

As histórias ajudam a estimular a criatividade e proporcionam uma viagem ao mundo da imaginação, o que é muito importante para as crianças.

Agora é só usar a imaginação. Uma ótima diversão em família!

DESAFIOS CORPORAIS

PESCA CONGELANTE

PONTARIA COM O PÉ

Pontaria com o pé.mp4

CAMA DE GATO

MEU PÉ, MEU QUERIDO PÉ

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

CACHINHOS DOURADOS

Contação de Histórias - Cachinhos Dourados.mp4